Cuiabá, Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025
PESQUISA DO IBGE
04.06.2017 | 11h55 Tamanho do texto A- A+

65% da população de MT está sedentária

Para educador físico, falta incentivo à prática de atividade física desde a infância

DO G1/MT

Segundo uma pesquisa do IBGE, somente 35% da população de Mato Grosso tem o hábito de praticar algum esporte ou atividade física. O levantamento foi feito entre setembro de 2014 e setembro de 2015, com pessoas de mais de 15 anos.

 

Foram ouvidas 2.508 pessoas. Desse total, 869 afirmaram ter praticado atividade física no período da pesquisa. A pesquisa ainda mostra que os homens fazem mais exercício que as mulheres.

 

Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Carlos Alberto Eilert, a solução para o problema pode estar na escola.

 

“Não há uma política de esporte e lazer que incentive o cidadão desde as séries iniciais. Quando nós temos uma parte da unidocência que quem administra a aula não são profissionais de educação física. E aí, com uma hora-aula por semana fica muito difícil incentivar essa prática. Os cidadãos adultos é que estão procurando mais essa prática”, disse Eilert.

 

Foi numa corrida que a dentista Mônica Moura Marques teve a vontade de se dedicar às atividades físicas. “Fiz uma corrida com minha mãe e ela me ultrapassou. Aí por questão de honra eu resolvi começar”, disse. A mãe sempre gostou de caminhar e há dois anos treina ao lado da filha, com personal trainer e tudo mais. “Caminhar ao lado de filhas e amigos, não tem melhor. Não consigo viver sem”, disse a empresária Edna Moura Marques.

 

Na Arena Pantanal, em Cuiabá, existe um grupo que está focado em buscar pessoas sedentárias pra fazê-las mudarem de vida. “Cada dia a gente traz dois ou três amigos. Hoje a gente trouxe quatro amigos. E estamos mudando o estilo de vida dessas pessoas, melhorando a saúde, a qualidade de vida”, disse o coach Roberto Francisco.

 

Comparando com os outros estados do Centro-Oeste, Mato Grosso é o com menos esportistas, e o Distrito Federal lidera com 50,4%. Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física, não é preciso muito para mudar essa estatística em solo mato-grossense.

 

“Uma caminhada já basta. A gente tem preconizado hoje que, se eu puder subir quatro andares, descer quatro andares... teria que fazer no mínimo 30 minutos diários. Pode ser 10 de manhã, 10 no almoço e 10 à noite. Então aquela história de dizer ‘eu não tenho tempo’ é uma inverdade, porque quem faz o tempo somos nós”, afirmou Eilert.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia