Aterrorizantes segredos de família são revelados em “A queda da casa de Usher” (House of Usher, EUA, 1960, 79 minutos), de Roger Corman, em exibição nesta terça-feira, 14 de maio, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. A entrada é gratuita e a classificação indicativa do longa é de 16 anos.
O filme integra a programação do sétimo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.
No mês de maio são exibidos filmes protagonizados pelo ator norte-americano Vincent Price (1911 – 1993), cuja carreira cinematográfica se destaca pela participação em dezenas de filmes do gênero terror e variações. O Ciclo Vincent Price exibe filmes de grande sucesso que marcaram o gênero, realizados com orçamento reduzido, mas com muita inspiração, entre as décadas de 1950 e 1970.
Sobre o filme
“A queda da casa de Usher” é baseado no conto homônimo de Edgar Allan Poe, que aborda a decadência física de uma casa em conformidade com a decomposição moral e psicológica de seus habitantes. No filme, Philip Winthrop (Marc Damon) viaja até a casa da família Usher, uma desolada mansão circundada por um pântano, para se encontrar com a noiva Madeline Usher (Myrna Fahey) que conhecera em Boston. Madeline é irmã de Roderick Usher (Vincent Price) que se opõe ao relacionamento dos dois, alegando que a família é possuidora de uma maldição. No decorrer da narrativa, Roderick revelará, um a um, os aterrorizantes segredos da família Usher.
Roger Corman faz parte da história da produção independente de filmes em Hollywood (principalmente dos famosos filmes B). Lançou a carreira de diversos diretores e atores hoje consagrados, como Robert de Niro, Jack Nicholson, John Landis, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese entre outros. Na década de 1960 assinou uma série de adaptações para o cinema de filmes inspirados na obra de Edgar Alan Poe. Corman foi responsável pela consagração de Vincent Price nos filmes de horror (ainda que não tenha sido o primeiro a dirigi-lo). Desde a década de 1950 até hoje Corman produziu e dirigiu mais de 400 filmes.