Se você estiver usando internet sem fio em uma loja de café, roubando do vizinho ao lado, ou competindo pela banda larga em alguma conferência, você provavelmente vai ficar frustrado com a lentidão da conexão. Mas e se fosse possível usar outras ondas para surfar na internet?
Pois a solução já existe, afirma o site de tecnologia Good Technology. A descoberta é de um físico alemão, Harald Haas, que surgiu com uma solução que ele batizou de "dados por meio de iluminação", levando o envio de dados através de uma lâmpada LED, cuja intensidade varia mais rápido do que o movimento do olho humano. É a mesma ideia por trás de controles remotos infravermelhos, mas muito mais poderoso.
Haas diz que sua invenção pode produzir taxas de dados mais rápido do que 10 megabits por segundo, o que é mais veloz do que uma conexão média de banda larga. Ele vislumbra um futuro onde os dados para laptops, smartphones e tablets serão transmitidos através da luz em um quarto. E a segurança seria um piscar de olhos: se você não pode ver a luz, você não pode acessar os dados.
Com o tempo, haverá todo tipo de uso para esta tecnologia, de acesso à Internet através de lâmpadas de rua a carros que se comunicam por meio dos faróis. Há até quem diga que a nova tecnologia vai acabar com as preocupações de que as ondas eletromagnéticas que vêm com Wi-Fi podem prejudicar a saúde.