Cuiabá, Sábado, 19 de Julho de 2025
TECNOLOGIA
11.03.2012 | 08h34 Tamanho do texto A- A+

Alemão cria conexão de internet que usa a luz de lâmpadas

No futuro, dados de smartphones e tablets serão transmitidos pela luz de um quarto

Reprodução

Por conta do seu baixo consumo de energia, não haveria problemas em usar LEDs pela manhã

Por conta do seu baixo consumo de energia, não haveria problemas em usar LEDs pela manhã

R7
Se você estiver usando internet sem fio em uma loja de café, roubando do vizinho ao lado, ou competindo pela banda larga em alguma conferência, você provavelmente vai ficar frustrado com a lentidão da conexão. Mas e se fosse possível usar outras ondas para surfar na internet?

Pois a solução já existe, afirma o site de tecnologia Good Technology. A descoberta é de um físico alemão, Harald Haas, que surgiu com uma solução que ele batizou de "dados por meio de iluminação", levando o envio de dados através de uma lâmpada LED, cuja intensidade varia mais rápido do que o movimento do olho humano. É a mesma ideia por trás de controles remotos infravermelhos, mas muito mais poderoso.

Haas diz que sua invenção pode produzir taxas de dados mais rápido do que 10 megabits por segundo, o que é mais veloz do que uma conexão média de banda larga. Ele vislumbra um futuro onde os dados para laptops, smartphones e tablets serão transmitidos através da luz em um quarto. E a segurança seria um piscar de olhos: se você não pode ver a luz, você não pode acessar os dados.

Com o tempo, haverá todo tipo de uso para esta tecnologia, de acesso à Internet através de lâmpadas de rua a carros que se comunicam por meio dos faróis. Há até quem diga que a nova tecnologia vai acabar com as preocupações de que as ondas eletromagnéticas que vêm com Wi-Fi podem prejudicar a saúde.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia