Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
POLÊMICA NO TRÂNSITO
17.04.2013 | 13h15 Tamanho do texto A- A+

"Amarelinho" cobra acordo e ameaça com greve geral

Agentes acusam chefe da Secretaria de Trânsito e não cumprir compromissos

Mary Juruna/MidiaNews

Caso a Prefeitura ignore acordo, os amarelinhos vão cruzar os braços na sexta-feira

Caso a Prefeitura ignore acordo, os amarelinhos vão cruzar os braços na sexta-feira

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
Os agentes municipais de trânsito e transporte de Cuiabá, os "amarelinhos", devem decidir, na quinta-feira (18), se entrarão de greve no dia seguinte (19).

A definição dependerá, segundo o comando de greve, da resposta da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), às reivindicações exigidas pela categoria em respeito à regulamentação da gratificação.

Em comunicado direcionado ao prefeito Mauro Mendes (PSB), divulgado hoje (17) à imprensa, os agentes informaram que, mesmo após diversas negociações para que tanto Município como a categoria ficassem satisfeitos, a Prefeitura ignorou as exigências.

O acordo, segundo os amarelinhos, incluía regulamentação do artigo 18 e alterações dos artigos 14, 15 e 19, da Lei Complementar 257/11, auxílio-locomoção de 35% sobre o salário-base e compromisso de realizar reunião com o Poder Executivo em novembro de 2013, para futuras negociações.

Assinado pelo secretário da SMTU, Antenor Figueiredo, e representantes dos amarelinhos, o acordo não teria sido cumprido.

“No último dia 12 de abril de 2013, a administração municipal rompeu o acordo e apresentou um outro projeto de lei, projeto esse totalmente diferente do acordado com o município, rompendo todos itens apresentados anteriormente”, afirmam os agentesm em comunicado.

Segundo o agente Sandoval Vieira, que está à frente do comando de greve, a intenção é solucionar o impasse, sem necessidade da greve.

“A greve será feita apenas se a Prefeitura e a SMTU não negociarem e formatarem nossas exigências da forma que tinham sido acordadas. Se não houver avanço, iniciamos o movimento na sexta-feira mesmo”, afirmou o amarelinho.

Além do não cumprimento, outra carta divulgada pela categoria informava que as gratificações a partir de agora ficariam relacionadas a aplicação de multas.

Para garantir o direito, os agentes de trânsito seriam obrigados a multar, pelo menos, 33 mil veículos mensais.

Em média, seriam 200 veículos por mês para cada agente. Além disso, deveriam providenciar o guincho de outros 11 mil veículos por mês. Na média, seriam três carros para cada amarelinho. Leia mais AQUI.

Outro lado

A Prefeitura de Cuiabá informou, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, que não existe projeto vinculando multa à salário.

Conforme a Secom, também não houve nenhuma apresentação oficial do documento final das reivindicações e, portanto, nenhuma suposta alteração em seu texto.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

João Farias  18.04.13 07h26
Antes de qualquer concurso, tem o edital, né?! Agora empossados, felizes da vida, o sol tá ardendo... Esperaram as obras para decidirem a greve e causar tumulto na cidade, para que o prefeito fique sob tensão? Sem amarelinhos, que não vão fazer muita falta, temos o BPTRAN (PM) que além de educar com seriedade, vai diminuir e muito a criminalidade.
0
0
Rubens  18.04.13 00h06
\Esses amarelinhos não servem pra nada,não ajudam o trânsito nos momentos de pico,acabe com isso Mauro Mendes!!!Coloque fiscalização eletrônica nas avenidas e nos semáfaros porque o condutor Cuiabano não tem o mínimo de educação de trãnsito!!!
0
0
juliana panda  17.04.13 22h00
nao vao fazer falta nenhuma, porque trabalhar é o que menos fazem, vivem batendo papo.
0
0
DR VERO  17.04.13 21h59
AMARELINHOS AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE??? MAS PERGUNTO: O QUE ESSE POVO FAZ??? ALGUÉM PODE RESPONDER O QUE ESSES CARAS FAZEM??? AONDE ESTÃO??? NEM NESTE CAOS DE TRÂNSITO ELES APARECEM!!!! SE FIZEREM GREVE NINGUÉM VAI SENTIR A FALTA DELES!!!!
0
0
luiz roberto bilo  17.04.13 20h05
Se essa categoria for extinta, não fará a menor falta para a população.
0
1