A artesã e empresária Fernanda Nabuco, de 42 anos, reproduz a técnica tendência de bordar códigos do Spotify em roupas, bolsas, e acessórios. Professora de História, há quatro anos se dedica à área dos bordados, tendo encontrado sua vocação nas costuras criativas.
Esse "mix" entre artesanato e tecnologia, conhecido como artesanato “hightech”, ganhou popularidade em meados de 2020. Os bordados interativos consistem em costurar ou pintar (neste caso específico) uma música ou playlist que pode ser reproduzida no celular, apenas apontando a câmera para ela.
Para a artesã, a ideia surgiu enquanto ouvia música durante um de seus processos criativos, a fim de se conectar com os sentimentos do cliente. Ela conta que em determinado momento teve um ‘insight’ que a levou a pensar: “Por que não carregar consigo o som que te emociona?”. E assim deu-se início a uma nova jornada criativa.
“Primeiro é criada uma playlist no aplicativo Spotify, em seguida o código gerado é impresso em um papel especial, e depois colado diretamente no tecido. Esse é um bordado que no primeiro momento parece ser fácil e rápido, mas é imprescindível que a altura das barras do código seja respeitada. Se ultrapassar ou a altura das barras ficarem menores que o indicado, o aplicativo não consegue fazer a leitura. Isto vale também para o círculo (símbolo do Spotify)”, explicou a empresária.
Assista:
Costura poética
Filha única, Fernanda é natural de Campo Grande, e veio para Cuiabá quando ainda era muito pequena. O artesanato sempre esteve presente em sua vida, tendo como uma de suas grandes inspirações o próprio pai, na época torneiro mecânico; a costura foi aguçada pela mãe, que vendia pães caseiros, e costurava para gerar uma renda extra para a família.
“Ganhei minha primeira máquina de costura em 2011, mas foi só em 2019 que vi a costura criativa como profissão. A costura poética nasceu da vontade de presentear pessoas próximas com peças criativas, e mais tarde com a possibilidade de cuidar do meu filho, trabalhar em casa com flexibilidade de horário e visando a economia criativa”, disse a artesã.
O tempo de produção das peças podem variar pelo tipo e tamanho do bordado. A maior demanda em seu trabalho são as bolsas criativas: “Coleção Ciclos”, “Infinito Particular”, Bolsa Versátilo "É o Amor", e "Bolsa Irmandade".
As bolsas da Coleção Ciclos (Bolsa Lua Nova e Bolsa Lua Cheia) contam com uma aplicação em “couro ressignificado”, e o bordado tecnológico leva em média 6 horas. O bordado livre para essas mesmas peças pode levar de 8 a 12 horas.
Já para a Bolsa Infinito Particular, o cliente responde um questionário falando sobre si mesmo para que a artesã possa conhecê-lo melhor. O prazo mínimo é de 30 dias, e máximo de 45. O propósito dessa bolsa é criar uma narrativa que conte um pouco mais sobre a personalidade da pessoa em questão.
Projetos Futuros
Fernanda sonha e busca ser reconhecida como uma marca autoral, exclusiva, autêntica e criativa, que oferece, principalmente às mulheres, a possibilidade de experienciarem a potência do artesanal em seu cotidiano, e tem como tem meta conquistar visibilidade nacional até 2025.
Para saber mais acompanhe o instagram @costura_poetica.
Informações: (65) 9 9994-9910
Loja física: Galeria Mandala - Rua Coronel Neto, 736, Goiabeiras
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|