Cuiabá, Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025
"CIDADE VERDE"
15.12.2025 | 09h35 Tamanho do texto A- A+

Avenida do CPA terá parque linear em corredores do BRT; veja

Secretário diz que espaço será para atividades físicas e de lazer e terá ciclovia e pista de caminhada

Secom/MT

Parque terá mais de 6 km com espaço para caminhada e ciclovia na Avenida do CPA

Parque terá mais de 6 km com espaço para caminhada e ciclovia na Avenida do CPA

DA REDAÇÃO

secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, afirmou que as obras do BRT (ônibus de trânsito rápido) preveem a implantação de um Parque Linear na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA, em Cuiabá.

 

Com a criação do parque, iluminação, calçadas e drenagem, preparamos Cuiabá e VG com infraestrutura adequada

Segundo ele, no total, o parque terá 6,24 quilômetros de extensão, localizado no canteiro central da via. O parque foi desenhado para manter as árvores existentes no canteiro central da avenida, com a ciclovia permeando a vegetação.

 

O parque terá início próximo ao Viaduto da Avenida Miguel Sutil e seguirá até as proximidades do Hospital do Câncer.

 

“Esse é um projeto para o transporte público, mas também para a requalificação das cidades", disse o secretário.

 

"Com a criação do parque, iluminação adequada, calçadas melhores e melhorias na drenagem, preparamos Cuiabá e Várzea Grande com uma infraestrutura adequada”, acrescentou.

 

De acordo com Oliveira, o Parque Linear da Avenida do CPA será um corredor verde dentro de Cuiabá. O espaço será próprio para a prática de atividades físicas e de lazer.

 

Ainda segundo o secretário, o Parque terá ciclovia e pista de caminhada, além de espaços para instalação de outros equipamentos esportivos, promovendo uma integração entre o corredor de transporte e o tecido urbano.

 

As travessias de pedestres foram tratadas com pequenas praças urbanas, dotadas de alguns serviços. Em seu trajeto, também serão plantadas árvores de espécies do cerrado, adaptadas às condições climáticas locais.

 

Como os ônibus do BRT utilizarão pneus e serão movidos por baterias elétricas, não há a necessidade de instalação de rede elétrica aérea. Segundo Oliveira, assim, é possível aumentar a arborização da cidade.

 

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