Cuiabá, Quarta-Feira, 2 de Julho de 2025
MUDANÇAS
17.06.2015 | 07h30 Tamanho do texto A- A+

Avenidas São Sebastião e Ipiranga passam a ter sentido único

Mudanças começam a valer a partir do dia 30; outras vias de Cuiabá também terão alterações no sistema

Secom/Marcos Vergueiro

Com alta taxa de acidentes, diversas vias movimentadas da Capital terão sentidos alterados

Com alta taxa de acidentes, diversas vias movimentadas da Capital terão sentidos alterados

MAYLA MIRANDA
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana anunciou, na tarde de terça-feira (16), a abertura do pacote de mudanças na mobilidade urbana em Cuiabá.

A partir do dia 30 de junho, as avenidas São Sebastião e Ipiranga (vias de grande fluxo) terão trechos alterados, transformado-se em mão única.

“A Avenida São Sebastião passará a ser mão única, no trecho entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Prefeito Francisval Brito, no sentido bairro Cidade Alta. O motorista que quiser voltar para o centro, deve seguir pela avenida Ipiranga, que terá sentido único, entre a Rua Maurício Cardoso e a Avenida Dom Bosco”, informou o secretário Thiago França.

Já em relação à Avenida Ipiranga, o trecho alterado será entre a Rua Maurício Cardoso e Avenida Dom Bosco, no sentido Centro.

“Nós chamamos estas alterações de implantação do sistema binário. Nós já temos boas experiências com este modelo, como, por exemplo, as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas”, observou França.

Ainda de acordo com o secretário, esta é a primeira intervenção, de um total de40 ações no trânsito, programadas para os próximos meses na Capital. As sinalizações verticais e horizontais já começaram a ser implantadas.

A secretaria também anunciou que, durante o processo, as sinalizações de área de grande fluxo serão revitalizadas.

Outro ponto importante é o fechamento da rotatória do Córrego 8 de Abril com a Rua Barão de Melgaço.

“Esta rotatória foi feita para atender ao fluxo de veículo durante a Copa do Mundo de 2014. Mas, agora, para as necessidades atuais, os condutores deverão realizar as conversões pelas alças de acesso”, destacou.

A intenção da Secretaria é de Mobilidade implantar ao menos um ponto de Sistema Binário por mês, até que todas as adequações necessárias sejam realizadas.

Thiago França ainda destacou que essas alterações são frutos de estudos de mobilidade urbana feitos pela Prefeitura Municipal.

“Nós estamos estudando as melhores alternativas pra o trânsito cuiabano. Queremos reduzir o número de pontos conflitantes, principalmente nas grandes vias de acesso”, disse.

Estudos da Semob


O Sistema Binário vem sendo adotado pelas grandes capitais e é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas.

Conforme estudos feitos pela Semob, nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, no horário de pico, registrou-se a passagem de mais de 2 mil veículos, com a ocorrência de mais de 100 acidentes por mês, em pontos de conflito, sobretudo, nos cruzamentos da Senador Metelo, Thogo da Silva Pereira e Dom Bosco.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, os sistemas binários promovem uma melhor distribuição do trânsito da cidade, estruturando o sistema viário local, melhorando a fluidez do trânsito, na medida em que elimina muitas das conversões conflitantes, aumentando, assim, a segurança dos pedestres.

“A transformação de uma via em sentido de operação em mão única é um dos recursos de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez de importantes vias centrais, de modo que duas vias passem a operar com sentidos de direção alternados”, explicou.

Segundo o secretário, estas vias (São Sebastião e Ipiranga) tem um perfil de uso misto com ligeira preponderância do uso comercial na avenida Ipiranga.

Esta configuração confere uma forma de utilização que demanda estacionamento para os usuários do comércio que precisam acessar os pontos de venda e com isto acabam gerando um enorme conflito com os veículos que precisam continuar ininterruptamente o seu curso.

Outras vias com Sistema Binário


Além das avenidas São Sebastião e Ipiranga, o Sistema Viário Binário será implantado até o fim do ano em outras regiões.

No bairro Araés, nas ruas Manoel Leopoldino e Ministro João Alberto, e ainda no mesmo bairro nas ruas Américo Salgado e Tenente Eulálio Guerra; no bairro Jardim Tropical, nas ruas Guilherme Hans e La Paz; no bairro Poção, ruas Dom Antônio Malan e Amarílio de Almeida; e no Centro Sul, nas ruas São Joaquim e Benedito Leite.

Sinalização Viária

A Semob também pretende melhorar a sinalização nas seguintes vias: rua Antônio Batista Belém (Lixeira), avenida Brasil (CPA 2), avenida Pernambuco (CPA 1), Avenida das Torres, avenida Filinto Muller e rua Estevão de Mendonça (Quilombo), rua Major Gama (Centro Sul), rua Dr. Euricles Mota (Jardim Guanabara), rua Voluntários da Pátria (Centro Norte), avenida Senador Metelo (Centro Sul), rua Corsino Amarante (Centro, Quilombo e Duque de Caxias II), rua Coronel Neto (Goiabeiras) e rua Corumbá (Baú).

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
24 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Pamela  19.06.15 21h33
Não sei em que planeta isso vai ajudar alguem... colocaram estacionamento de ambos os lados da pista! Deixando passagem pra apenas 1 automóvel! Comparar agora com a issac e getulio q tem mais de 2 pistas cada uma! Vamos rever o conceito de "sistema binário"! 😒
1
0
Romulo  18.06.15 16h37
Eu concordo com o conceito binário ora aplicado pela Semob na tentativa de fluidificar o transito cuiabano, visto que presenciei soluções do gênero, aplicadas em outras capitais com sucesso. Alias, Getulio/Isaac, Prainha/XV de Novembro, Presidente Marques/Marechal Deodoro são bons exemplos locais. Entretanto, acredito que o principal problema esteja na qualidade do nossos condutores, que visivelmente desconhecem o código de trânsito. E não é uma "conscientização de semáforo" que vai resolver o caso. A falta de conhecimento do código é profunda e alarmante, e deve ser combatida desde a raiz. A pergunta é: será que alguém está disposto a mexer nesse vespeiro?
0
0
Chico  18.06.15 08h26
Sr. Sec. Thiago, porque não fizeram trafego para duas pistas? Ambas Ipiranga e São Sebastiao tem estacionamento dos dois lados e somente 1 pista de rolagem.
3
0
Gabriel Antonio  18.06.15 08h14
Sou morador da av sao sebastiao,aquilo esta uma bagunca pois nao faixas indicando o dia da mudanca e alguns condutores estao achando que ja mudou o sentido,e ficao dando luz alta e as ate jogam o carro para cima de motociclistas. Espero que resolvam logo pois o pior pode acontecer.
1
0
marcus vinicius  17.06.15 19h32
Muito boa essa atitude, poderia a SMTU dar uma atenção nos bairros onde foi usado como desvio para as obras, e mesmo tendo as mesmas liberadas, algumas intervenções não foram desfeitas, com placas e sinalizações verticais. è o caso do Bosque da Saúde que ta uma bagunça e todos os dias tem acidentes graves. Fica a dica
0
0