Cuiabá, Sábado, 31 de Janeiro de 2026
OBJETOS FALANTES
31.01.2026 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Bombeiros de MT usam IA para orientar população; vídeos

Trend nas redes transforma extintores e até a sirene em personagens para reforçar a prevenção de acidentes

Reprodução/Instagram

Personagens criados com IA em vídeos educativos do Corpo de Bombeiros

Personagens criados com IA em vídeos educativos do Corpo de Bombeiros

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso aderiu à onda de vídeos educativos com “objetos falantes”, gerados por inteligência artificial, para orientar a população e prevenir acidentes. O formato, que se tornou uma trend nas redes sociais, vem sendo incorporado ao perfil oficial da corporação no Instagram nas últimas semanas.

Se ver minhas luzes ou ouvir meu grito nas ruas, abra passagem. Não é pressa, é missão

 

Os vídeos dão voz e expressões humanas a objetos do cotidiano, como frutas, verduras, produtos eletrônicos e outros itens. Nas publicações compartilhadas pelo Corpo de Bombeiros, os objetos que “ganharam vida” foram diferentes tipos de extintores e a sirene.

 

A estratégia combina linguagem simples, humor e informação para alcançar diferentes públicos nas redes sociais.

 

Na publicação mais recente, compartilhada durante o fim de semana, os militares explicam que a sirene não é apenas “barulho”, mas sim um “pedido de socorro”.

 

“Se ver minhas luzes ou ouvir meu grito nas ruas, abra passagem. Não é pressa, é missão. Alguém está necessitando da minha ajuda com urgência”, disse a sirene no vídeo.

 

“Maravilhoso. Compartilhado”, disse Simone Costa, na publicação do Corpo de Bombeiros.

 

Em outra publicação, os militares explicaram as diferenças entre os tipos de extintores de incêndio: A, BC, ABC e classe K:

 

“Eu sou o classe A, o especialista em madeira, papel e tecido, mas atenção: me mantenha longe de tomadas e fios, ou o choque será fatal”.

 

  • “Prazer, sou o BC com CO₂. Minha missão é apagar o fogo em líquidos e eletrônicos sem deixar rastro. Eu gelo o incêndio e protejo seus circuitos”.

 

  • “Eu sou o ABC, o polivalente da segurança. Encaro quase todo tipo de fogo, mas lembre-se: para o óleo da cozinha, eu sou só um improviso”.

 

  • “Sou o classe K, criado especificamente para vencer o fogo em óleos e gorduras. Eu transformo o perigo em sabão e resfrio tudo na hora”.

 

De acordo com o cabo Raylander Prado, responsável pela criação dos vídeos com o uso de inteligência artificial, esse tipo de conteúdo tem viralizado na internet por abordar situações do cotidiano de forma educativa, além de apresentar grande valor informativo.

 

“Diante disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) passou a utilizar esse formato para engajar conteúdos voltados à segurança e à prevenção de maneira mais animada e acessível”, disse. 

 

“O uso de imagens e objetos animados tem como objetivo atrair tanto o público infantil quanto o adulto, por meio de uma linguagem mais leve, descontraída e, em alguns casos, bem-humorada. Ainda assim, o CBMMT mantém o foco principal da mensagem, que é a transmissão de orientações claras e responsáveis, reforçando dicas importantes de segurança para situações do cotidiano”, completou.

 

Veja: 

 

Mas não foi somente o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso que aderiu à tendência dos vídeos produzidos com inteligência artificial. Os perfis oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e de Minas Gerais também entraram na onda.

 

Na Paraíba, o perfil institucional publicou um vídeo com orientações sobre o registro e a mangueira do botijão de gás, que possuem prazo de validade.

 

“Fique atento se a mangueira possui a inscrição do Inmetro e também observe que os prazos normalmente são de cinco anos. Há quanto tempo você não toma esses cuidados na sua cozinha?”, disse.

 

Já o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais abordou diferentes temas de prevenção, como os perigos da panela de pressão, os pontos cegos no trânsito, os cuidados necessários para quem tem crianças pequenas em casa, entre outros assuntos.

 

“Entramos nessa trend para fazer o que realmente importa: levar informação que ajuda na prevenção”, diz a publicação.

 

Em um dos vídeos, um personagem alerta para os riscos do uso inadequado da panela de pressão.


“Nunca tire minha pressão enquanto eu ainda estiver quente. Se jogar água agora eu posso explodir”.

 

Em outra produção, o perfil reuniu diferentes personagens de quadrinhos para alertar sobre o uso da inteligência artificial na aplicação de golpes. Enquanto o tenente fazia o aviso, utilizando recursos de IA, a imagem ia sendo alterada, simulando a identidade de cada personagem.

 

Veja:

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia