Cuiabá, Terça-Feira, 2 de Dezembro de 2025
EM VÁRZEA GRANDE
02.12.2025 | 09h59 Tamanho do texto A- A+

Campeonato premia estudantes e desperta interesse pelo estudo de robótica

Disputa reuniu professores e alunos de oito escolas municipais. Interação é importante para estimular o interesse por tecnologias e reforçar o gosto por aprendizado em sala de aula

SMECEL/VG

Ilustração

DA REDAÇÃO

A prefeita Flávia Moretti (PL) prestigiou, na manhã do último sábado (29), no ginásio poliesportivo do Fiotão, o primeiro amistoso de robótica interescolar da rede municipal de Várzea Grande.

 

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Núcleo Educacional Tecnológico (NET/VG), reuniu professores e alunos de oito escolas municipais, juntamente com o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), realizado simultaneamente em parceria com a Superintendência Pedagógica da SMECEL.

 

De acordo com a prefeita, a educação aliada à tecnologia vai possibilitar que Várzea Grande ‘vire a chave’ para a modernidade. Ela destacou a realização do amistoso como o início de um processo importante para toda a sociedade e ressaltou a parceria entre gestão, equipe da secretaria de Educação, apoiadores, e comunidade escolar.

 

“Meu desafio é tornar Várzea Grande uma das primeiras cidades inteligentes e tecnológicas de Mato Grosso com a chegada do Parque Tecnológico na região do Chapéu do Sol” disse Moretti.

 

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha destacou que a realização do evento desperta os alunos da rede municipal para o mundo tecnológico que vivemos atualmente.

 

“Esse primeiro amistoso vem ao encontro do nosso planejamento estratégico para desenvolver uma melhor alfabetização, e principalmente, estimular a criatividade de nossos alunos” disse.

 

A gerente do NET/VG, professora Marileide Ferreira Pereira, informou que, além do campeonato de robótica e do FIC, realizado simultaneamente, o evento contou com a participação da carreta tecnológica de interatividade, que ofereceu oficinas de informática e óculos 3D para as atividades.

 

Ao final das competições foram conhecidas as equipes vencedoras: o 1º lugar ficou com a equipe Ecovárzea Bots, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Eunice César de Mello’, em 2º lugar, a equipe Alino verde da EMEB Alino Ferreira de Magalhães e em 3º lugar, a equipe Semente do futuro da EMEB Profª Maria Barbosa Martins.

 

A comissão julgadora foi composta pelos juízes do amistoso: Ibrahin Baraúna, consultor pedagógico de tecnologia e professor de Robótica da faculdade Facipe, João Pedro Cunha, engenheiro de Controle e Automação e professor do Senac e Anderson Marcos Piffer, professor/mestre em matemática da Seduc/MT e técnico em robótica da FL Zetec.

 

Também participaram das competições do 1º amistoso de robótica interescolar da rede municipal as EMEBs: Profª Salvelina Ferreira da Silva, Manoel Correa Almeida, Ten. Abílio da Silva Moraes, Armindo de Arruda Campos e Emanuel Benedito de Arruda.

 

APRESENTAÇÕES CULTURAIS - As apresentações do evento foram realizadas pelas escolas participantes do Programa Escola em Tempo Ampliado. A abertura contou com o Projeto Bate Lata e Afro Balé da EMEB Paulo Freire. Nos intervalos da competição de robótica, se apresentaram Ecos da Ancestralidade (EMEB Manoel Correa de Almeida), Roda de Capoeira (EMEB José Estejo), O Sustento da Terra (EMEB Eunice de Cesar de Mello), Grupo de Siriri Flor da Serra em Movimento: Mix de Ritmos de Siriri (EMEB Joaquim da Cruz Coelho), Ciranda Cultural no ritmo do carimbó (EMEB Manoel João de Arruda) e, para encerrar, "Entre as Cinzas ao Florescer" (EMEB Marilce Benedita).

 

MOSTRAS INTERATIVAS

 

 - EMEB Armindo de Arruda Campos: "Cidade do Futuro Sustentável" – Soluções inovadoras urbanas com recursos visuais, tecnologias e módulos participativos para cidades eficientes e inclusivas.

- EMEB Dr. João Ponce de Arruda: "Projeto Sustentabilidade: Aprender pelo nosso planeta" – Educação ambiental com reciclagem, compostagem e uso de ervas, transformando o entorno em espaço vivo de aprendizado.

- EMEB Elias Domingos: "Raízes do Futuro" – Três blocos conectando tradição e tecnologia: braço hidráulico/robótico e irrigação inteligente (tecnológico); artesanato local; ervas medicinais tradicionais.

- EMEB Ten. Waldemiro Delgado Bertúlio: Horta suspensa em cochos (2022) e coleta de tampinhas para arte sustentável (2024), promovendo educação ambiental em espaço cimentado.

- EMEB Napoleão José da Costa: Reciclagem integrada à tecnologia – Transformação de resíduos em protótipos, desenvolvendo pensamento crítico, engenharia e programação.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia