Cuiabá, Domingo, 20 de Julho de 2025
APÓS TRAGÉDIA
05.12.2016 | 14h53 Tamanho do texto A- A+

Chapecoense é declarada campeã da Copa Sul-Americana

Delegação do time sofreu um acidente aéreo, com 71 mortos, quando viajava para fazer a final

Arquivo

A Chapecoense é, oficialmente, campeã da Copa Sul-Americana de 2016

A Chapecoense é, oficialmente, campeã da Copa Sul-Americana de 2016

DA FOLHAPRESS

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) declarou, na tarde desta segunda-feira (5), a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016.

 

O time catarinense disputaria a final do torneio continental com o Atlético Nacional, da Colômbia, mas o acidente aéreo da última terça-feira (29) impediu a realização do confronto.


Em decorrência do título, a Chapecoense conquista vaga na fase de grupos da Libertadores de 2017 e arrecada prêmio de U$ 2 milhões (aproximadamente R$ 7 mi). Também se classifica para a disputa da próxima Recopa Sul-Americana, na qual enfrentará justamente o Atlético Nacional em jogos de ida e volta.


Já na terça (29), poucas horas após o acidente, o próprio Atlético Nacional sugeriu tal desfecho: em ofício enviado à entidade, pediu para que o clube brasileiro fosse considerado campeão.


Pela atitude, os colombianos receberão o prêmio "Centenário Conmebol ao Fair Play" e, com ele, U$ 1 mi (aproximadamente R$ 3,4 mi).


"Além de estarmos muito preocupados com o lado humano, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional convida a Conmebol para que entregue o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense como uma homenagem à sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas fatais do acidente que deixa nosso esporte de luto. Da nossa parte, para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016", dizia o comunicado do time colombiano.


A final da Sul-Americana seria a primeira decisão internacional da história do time catarinense. Na próxima temporada, a equipe estreará na Libertadores.


O desastre aéreo vitimou 71 das 77 pessoas que estavam no voo saído de Santa Cruz de la Sierra, cidade boliviana, rumo a Medellín, na Colômbia. Dezenove jogadores morreram no acidente, além de integrantes da diretoria e da comissão técnica -entre eles o treinador Caio Jr. Três dos sobreviventes são atletas do clube: o goleiro Jackson Follmann, o lateral Alan Ruschel e o zagueiro Neto.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia