A chuva registrada em Várzea Grande, no último sábado (18), transcorreu de forma tranquila, sem o registro de alagamentos, famílias atingidas ou prejuízos materiais.
O Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos, criado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, manteve equipes em campo durante todo o período, acompanhando pontos considerados críticos e monitorando o comportamento das águas.
Coordenado pelo secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, o Comitê é formado por representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Viação e Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Defesa Civil, além da Guarda Municipal.
A atuação integrada tem o objetivo de prevenir ocorrências, reduzir riscos e garantir respostas rápidas em situações emergenciais.
De acordo com o secretário Celso Pereira, a chuva teve extensa duração, mas baixo volume, o que contribuiu para que não houvesse transtornos.
“Durante todo o período de chuva, estivemos acompanhando os locais onde já houve registro de alagamentos, inclusive nesse ano. Nenhum ponto apresentou acúmulo de água, nenhuma família foi afetada e nenhuma residência atingida”, destacou.
Ele ressaltou ainda que o trabalho preventivo realizado antes do início do período chuvoso vem apresentando resultados positivos.
“As ações de limpeza constantes, desobstrução e manutenção em córregos e canais de drenagem estão contribuindo para o bom escoamento das águas e para um período chuvoso mais seguro para a população várzea-grandense”, afirmou.
A ação realizada durante a chuva do último sábado faz parte de um trabalho permanente de prevenção desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande.
Trata-se de uma atuação contínua do Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos, que deverá ocorrer em outros momentos de forte chuva, com ações simultâneas voltadas a impedir o agravamento de situações como as registradas em anos anteriores.
TRABALHO CONTÍNUO - Vale ressaltar que, ao longo dos últimos dez meses de gestão, a Prefeitura executou um amplo plano preventivo, com a limpeza e desobstrução de canais, córregos e bocas de lobo, além da retirada de entulhos e resíduos que impediam o escoamento das águas. Bairros como Alameda, Construmat, e outras regiões historicamente afetadas, foram priorizados para que, com o início do novo período de chuvas, estivessem preparados para receber o volume natural da água.
O Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos segue em estado de atenção, com equipes, maquinários e caminhões de prontidão para atuar durante eventuais emergências.
O monitoramento dos pontos críticos continuará sendo feito mesmo durante as chuvas, a fim de evitar transtornos e garantir a segurança dos moradores.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|