A atleta cuiabana Lissandra Maysa, de 22 anos, vai representar Mato Grosso nas Olimpíadas na modalidade salto em distância.
Ela é integrante do projeto Olimpus, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
A jovem conta que nasceu em Cuiabá, mas foi criada em Nossa Senhora do Livramento, onde começou sua trajetória no esporte.
“Comecei a treinar com cinco anos na minha escola. Na época eu não tinha dimensão do esporte. Para mim eu estava brincando, me divertindo. ”
Um pouco mais velha, Lissandra começou a participar de corridas como a do Reizinho, tendo um melhor entendimento sobre o esporte.
Em 2014, fez um teste para treinar com o Instituto Vicente Lenílson Atletismo (IVL), em Cuiabá, com sua treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, que foi atleta olímpica do salto triplo em Atlanta em 1996, e com quem ainda treina.
“Já participei de várias competições importantes, como Troféu Brasil, Ibero-Americano, competições internacionais, que inclusive me fizeram chegar nas Olimpíadas”.
A partir deste fato, Lissandra voltou para Cuiabá a fim de melhorar seu desempenho no esporte.
“Vim para Cuiabá justamente por que em Livramento não tem pista de atletismo. E lá eu só iniciei minha trajetória. E aqui eu construí minha carreira e meu sonho; e tive incentivo do Governo de Mato Grosso. O difícil em Cuiabá é conseguir patrocínio”.
A jovem lembra o exato momento em que recebeu a notícia que foi convocada para as Olimpíadas.
“Eu estava voltando da fisioterapia quando meu treinador me disse: "Nós estamos nas Olimpíadas". Não acreditei, liguei na hora para minha mãe e meu pai. Ele chorou muito, toda a família comemorou”.
Reprodução
Atleta Lissandra Maysa durante um treino
A cuiabana conta que estar nas Olimpíadas sempre foi um sonho de criança e de sua família.
“Meus avós que sempre me acompanharam.... Meu tio me ajudou muito. Minha avó faz a minha alimentação, minha mãe também cozinha tudo saudável. Todos sonharam com esse momento. Então toda a minha família faz parte disso”.
A rotina da saltadora no Brasil era intensa. Ela treinava todos os dias de manhã e à tarde, de segunda a sexta. No sábado treinava em sua casa, descansava no domingo e segunda começava tudo de novo.
E para competir ela tem uma inspiração. “Minha grande ídola é a Ivana Španović, saltadora a distância e campeã mundial em 2023. Me inspiro nela”.
Lissandra se sente preparada para a competição.
“Me considero pronta para fazer o meu melhor, venho treinando muito, é um mix de sentimentos, mas estou confiante", diz.
Os Jogos Olímpicos, que começaram nesta sexta-feira (26), terminam no dia 11 de agosto de 2024. O atletismo inicia somente no dia 6 de agosto.
Veja vídeo de um trecho do treino da atleta:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|