Cuiabá, Quinta-Feira, 5 de Fevereiro de 2026
INVESTIMENTO DE R$ 700 MIL
05.02.2026 | 11h46 Tamanho do texto A- A+

Cuiabá avança na renovação do transporte coletivo com 41 novos ônibus

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando na modernização do transporte coletivo urbano com a incorporação de 41 novos ônibus, que começam a circular já na próxima semana

Emanoele Daiane

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando na modernização do transporte coletivo urbano com a incorporação de 41 novos ônibus, que começam a circular já na próxima semana. Os veículos substituem ônibus antigos, com mais de dez anos de fabricação, e integram um conjunto de ações que mantém atualmente 373 veículos em operação na Capital, com previsão de chegada de mais 17 novos ônibus nos próximos meses.

 

A renovação da frota é fruto de uma série de fiscalizações realizadas pela Cuiabá Regula, aliadas ao trabalho contínuo da Prefeitura para aperfeiçoar o sistema de transporte coletivo e garantir melhores condições aos usuários. Como parte desse processo, o município emitiu o documento do Novo PAC – Renovação de Frota (Refrota), do Ministério das Cidades, que autoriza as empresas concessionárias a participarem do programa federal de aquisição de novos ônibus. O documento valida que as propostas de renovação estão em conformidade com o contrato de concessão, as diretrizes de mobilidade urbana e a legislação de acessibilidade.

 

Os novos veículos foram adquiridos de forma solidária com a Prefeitura, que assegurou investimento de R$ 703 mil para a compra dos ônibus. A medida resulta da atuação firme da Cuiabá Regula, que vem cobrando o cumprimento rigoroso das obrigações contratuais por parte das empresas concessionárias.

 

A nova frota vai beneficiar milhares de usuários diariamente, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade. Todos os ônibus são novos, equipados com ar-condicionado, wi-fi, elevadores para cadeirantes, tecnologia de baixa emissão de carbono e portas com layout diferenciado, que facilitam o fluxo de passageiros e o embarque de pessoas com mobilidade reduzida.

 

A apresentação oficial da frota ocorre na próxima sexta-feira (6), às 9h, com a presença do diretor regulador de Transporte Coletivo Urbano, Carlos Rafael Carvalho. A meta da gestão municipal é que, até agosto, 100% da frota de ônibus de Cuiabá esteja climatizada, consolidando um novo padrão de qualidade no transporte público da Capital.

 

Segundo o diretor, a renovação é resultado direto da fiscalização. “A Cuiabá Regula tem atuado de forma firme para garantir a substituição de ônibus defasados, conforme previsto no contrato de concessão. O objetivo é assegurar um transporte mais moderno, acessível e ambientalmente responsável para a população”, afirmou.

 

Câmeras de reconhecimento facial e proteção às mulheres

 

Outro avanço importante está na área da segurança. Os novos ônibus contam com câmeras de reconhecimento facial, tecnologia que auxilia no combate ao assédio e a furtos, com garantia de acesso às imagens para mulheres vítimas de violência. Além disso, a frota passa a exibir busdoors com campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher, reforçando que o assédio no transporte coletivo é crime.

 

Somente neste ano, já foram registradas inúmeras denúncias relacionadas a assédio nos ônibus. Diante desse cenário, a Prefeitura lançará uma campanha educativa em toda a frota por 30 dias, com ações de conscientização voltadas aos usuários.

 

Serviço

 

O que: Entrega de novos ônibus

 

Onde: Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) - em frente a Fiemt 

 

Quando: Sexta-feira (5)

 

Hora: 9h30

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia