Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
CROSSFIT GAMES
01.05.2017 | 10h02 Tamanho do texto A- A+

Cuiabano é o segundo brasileiro a chegar a 2ª fase de mundial

Aos 16 anos, Thiago Barbosa se prepara agora para conquistar o direito de competir nos Estados Unidos, em 2018

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago Barbosa, 16 anos, e atleta da Crossfit O.M.A

Thiago Barbosa, 16 anos, e atleta da Crossfit O.M.A

LAURA NABUCO
DA REDAÇÃO

Sem patrocínio, sem treinamento específico e aos 16 anos de idade, o cuiabano Thiago Barbosa é o primeiro mato-grossense e segundo brasileiro a passar para a segunda fase de seleção do Crossfit Games, a principal competição mundial desse esporte que chegou a pouco tempo no Brasil e tem levado, a cada dia, mais pessoas para dentro das academias (ou box, como os crossfiters preferem chamar).

 

O resultado foi inesperado para o próprio atleta e para seu pai e head coach (treinador) Pablo de Souza, um dos sócios-proprietários da Crossfit O.M.A – One Man Army, em Cuiabá.

 

“É estranho, porque, na verdade, eu nunca pensei que conseguiria ser um atleta de verdade, embora eu sempre tenha buscado isso. Eu sempre quis, mas não esperava que daria certo desse jeito”, conta Thiago, que agora considera “totalmente palpável” a ideia de conquistar uma das 20 vagas da sua categoria – 16 a 17 anos – no Crossfit Games do ano que vem.

 

“Eu tenho 100% de certeza que vou conseguir. Daqui para frente é aumentar a intensidade dos treinos para chegar bem na categoria principal (de 18 a 34 anos). Daqui dois anos, completo 18. É a partir daí que vai começar a ser crossfit de verdade, digamos”.

 

Para chegar ao Qualifier, que é a segunda etapa de seleção dos atletas que disputam o mundial de crossfit, realizado nos Estados Unidos, Thiago deixou 12 mil competidores para trás. Esse foi o número de pessoas com a idade da categoria dele que se inscreveram para o Open 2017, a primeira etapa da disputa, quando as provas a serem enfrentadas pelos atletas e os resultados obtidos por eles são disponibilizados na Internet.

 

Desse total de adolescentes, os 200 melhores do mundo foram selecionados para o Qualifier, etapa que filtra os 20 primeiros colocados para a disputa do mundial. Nesta fase, encerrada na semana passada, Thiago acabou subindo somente cinco posições, passando de 114 º para 109º. Mesmo assim, comemorou o resultado quase inédito no Brasil. Antes deles, somente seu xará, Thiago Félix, da Crossfit Bravos, em São Paulo, havia conseguido se classificar para a segunda fase.

Na verdade, eu nunca pensei que conseguiria ser um atleta de verdade, embora eu sempre tenha buscado isso. Eu sempre quis, mas não esperava que daria certo desse jeito

 

“Quem vai para esse Qualifier on line são os 200 primeiros do mundo e só os 20 melhores que passam. Eu fiquei na 109ª posição. Subi cinco posições só. Mas foi melhor para mim e é algo realmente importante, porque agora eu sei que o Open não é mais um problema”, avalia, completando ter sido o 15º colocado na primeira fase do Games entre os competidores da América Latina e o terceiro colocado entre os brasileiros.

 

Sem patrocínio

 

A conquista deste resultado para Thiago veio com uma rotina de duas horas diárias de um treinamento que seu pai oferece a qualquer aluno da Crossfit O.M.A que tenha interesse em aulas “avançadas” do esporte e praticamente sem patrocínio algum. A partir de agora, no entanto, o ritmo será outro, ao menos no que diz respeito ao treino.

 

“Como eu estudo de manhã, vou fazer das 15h às 18h um treinamento de LPO (Levantamento de Peso Olímpico), para ganhar mais força, que é uma coisa que eu percebi que preciso. Depois vou manter o treino avançado”, explica, pontuando que a rotina passará de duas para aproximadamente cinco horas diárias de exercícios.  

 

A realidade de incentivo à carreira de Thiago, todavia, não mudou muito até o momento. Além do próprio pai, somente o nutricionista esportivo Gustavo Soares e o médico do esporte Ernani Castrilon oferecem patrocínio para o atleta mato-grossense.

 

“Ele tem o patrocínio do Gustavo, que é o nutricionista que deixa a dieta dele alinhada e do doutor Ernani, que faz toda a parte de suporte financeiro. Quando precisamos comprar uma passagem, um tênis, ou qualquer outro equipamento, é ele quem ajuda. Se tivessemos que comprar a passagem para o Estados Unidos, por exemplo, seria o doutor Ernani quem iria bancar”, conta Pablo.

 

A realidade faz o pai e head coach de Thiago sonhar em levar o filho para estudar fora do Brasil. E mais, fez Pablo orientar o filho a não investir na carreira de educador físico, mas de engenheiro, antes de se dedicar totalmente ao esporte.

 

“Primeiro eu vejo ele engenheiro. Antes de ser atleta. Isso porque, no Brasil, a realidade é dura. Os atletas americanos, por exemplo, desde que começam a despontar em qualquer esporte, começam a receber auxílio de patrocinadores. No Brasil, o cara precisa primeiro ganhar um campeonato mundial, se destacar durante, talvez, cinco anos a fio para só então, quem sabe, parecer um patrocinador”, relata.  

 

Diante das dificuldades, Pablo não tem dúvidas: se tiver oportunidade, Thiago cursará engenharia fora do país.

 

“O único esporte no Brasil que realmente dá certo é o futebol, devido a popularidade. Mesmo assim, quando uma criança começa a dar certo, ainda existe uma recomendação para levar para fora do país. Infelizmente eu ainda não tive condições de levar o Thiago. Se hoje ele estivesse, por exemplo, com o mesmo resultado que teve, morando na Austrália, ele seria um dos primeiros colocados de lá. Então, se der para ele fazer uma faculdade nos Estados Unidos,  na Austrália ou na Inglaterra, essa é nossa intenção. Eu sei que lá ele vai ter um destaque sem igual”, lamenta o pai.

 

Evolução

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Thiago Barbosa e o pai e head coach Pablo de Souza durante treinamento

Quem observa Thiago no box da Crossfit O.M.A custa a acreditar se tratar de um adolescente de 16 anos. Pablo garante, no entanto, que o desenvolvimento do corpo do filho é absolutamente natural e tem como motivo a “genética boa para o esporte”.

 

“A alimentação dele é arroz, feijão, aveia, ovos. Não tem nada de específico. As pessoas sempre perguntam: o que ele toma para ficar desse jeito? Mas como que ele chegou a esse corpo? A genética da minha esposa é muito boa. Quando o Thiago começou a treinar, ele era magrinho. Não muito magrinho, como eu era quando era mais novo. Era um magrinho que você via que tinha uma qualidade muscular. Ele não precisa tomar nada”, afirma.

 

O desempenho foi tão bom, que surpreendeu o próprio pai. Isso porque Thiago iniciou no crossfit há apenas dois anos. Pablo sustenta que nunca forçou o filho a nada, tendo apenas dado o incentivo necessário ao ver o interesse natural de Thiago pela prática.

 

“Ele começou com 14 anos. Na verdade, quanto mais novo se começa, mais rápido conseguimos assimilar as coisas. Mas no caso dele foi bem rápido mesmo. São apenas dois anos. Eu não esperava que ele fosse evoluir tanto. Se pensar em dois anos atrás, a carga máxima que o Thiago levantava de snatch (quando o atleta lança e sustenta a barra acima da cabeça com uma pegada aberta – braços afastados) era 30 quilos. Hoje ele faz com 100. É muita diferença”, explica. 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit

Alair Ribeiro/MidiaNews

Thiago e Pablo Crossfit




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Fabiana  01.05.17 13h53
Parabéns pablo e theise pelo o filho dedicado e esforçado...
1
1