Natural de Cuiabá, Tiago Herani sempre foi ligado ao futebol. Desde a infância, no bairro Consil, ele sabia que trabalharia com o esporte. Mas foi só no 3º ano do ensino médio que decidiu se arriscar e mergulhar na área da comunicação, onde hoje atua com jornalismo de análise e acumula 150 mil seguidores nas redes sociais.
Após concluir o ensino médio, Tiago mudou-se para São Paulo, e cursou Jornalismo na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Desde o primeiro semestre da faculdade, passou a se dedicar à produção de conteúdo para redes sociais, com foco em esportes.
“Foi logo no primeiro semestre de faculdade, no final do primeiro semestre, que eu comecei a produzir conteúdo no Instagram, incentivado pelo meu irmão, que já tinha um e-commerce, trabalhava com a internet", contou.
Mas foi em 2022 que Tiago começou a ganhar destaque nas redes, ao centrar em seu perfil no Instagram (@tiago.herani) análises táticas e estratégicas das equipes ao longo das partidas.
A forma com que se comunicava com os seguidores deu certo. Em julho de 2025, durante o primeiro Mundial de Clubes, o comunicador teve uma de suas publicações compartilhada pelo técnico Renato Paiva, ex-Botafogo.
“A gente nunca sabe quem, de fato, está vendo nossas publicações. E muitas vezes a pessoa vê, principalmente quando é alguém mais famoso, e nem curte, nem comenta... A gente nem imagina. Acho que o Paiva, que já havia sido demitido, não ligou muito [para a repercussão] e compartilhou".
A publicação analisava a tática usada pelo Chelsea em um confronto direto contra o Paris Saint-Germain, na final do Campeonato Mundial de Clubes. A estratégia adotada pelo clube britânico se assemelhava à utilizada pelo Botafogo em uma partida contra o clube francês, ainda na fase de grupos da competição.
O compartilhamento não impactou diretamente no número de seguidores ou no engajamento de Tiago, mas serviu como impulso ao seu reconhecimento pela mídia especializada.
“Depois que eu vi que um monte de gente estava comentando, fui olhar o Instagram dele e vi que ele realmente tinha feito isso. E foi muito rápido, porque ele fez isso, acho que era segunda de manhã. E na hora do almoço já tinha notícia no Globo, na Itatiaia, ESPN, TNT... já estava em todos os lugares, e meu nome aparecendo ali”, relembrou o jornalista.
Acervo pessoal
Tiago Herani e seu livro "Jornalista Palpiteiro"
Jornalismo Tático
Apesar do sucesso nas redes sociais, Tiago Herani também se dedica à produção de conteúdo voltado para uma comunidade de especialistas e amantes do esporte.
Mais do que contar histórias sobre o futebol e os clubes, Tiago aprofunda suas análises em padrões táticos, modelos de jogo e conceitos teóricos, com foco em partidas e contextos reais.
A base de sua abordagem veio de estudos de aperfeiçoamento, realizados tanto durante quanto após a faculdade. Seu trabalho de conclusão de curso foi um livro sobre a prática jornalística na cobertura esportiva, especialmente na perspectiva tática, denonimado "Jornalista Palpiteiro".
“Aqui, sempre foi algo muito mais voltado para os grandes jogadores, para os nomes de destaque do momento, enquanto em outros lugares o futebol sempre foi pensado como um jogo estratégico. A ideia do livro é justamente discutir essas duas visões: até que ponto o jornalismo influenciou essa percepção e chegou a perpetuar essa abordagem. O texto, então, se desenvolve até os dias atuais, abordando programas esportivos e a internet".
Segundo Tiago, foi após a Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil foi eliminado pela Alemanha por 7 a 1, que a cobertura tática no jornalismo esportivo passou a ganhar mais espaço.
“Eu falo no meu trabalho sobre quando a tática passou a ser realmente valorizada no Brasil. Pela minha pesquisa, isso aconteceu depois do 7 a 1. Foi um momento tão impactante para o torcedor brasileiro que ele começou a rever vários conceitos. E foi nesse cenário que a análise tática começou a conquistar mais espaço”.
Após a finalização do material de pesquisa, o jornalista revela planos para a publicação e venda do livro.
Apesar do sucesso nas redes sociais, Tiago também almeja expandir sua atuação para os veículos de comunicação tradicionais, com o sonho de trabalhar como comentarista ou narrador de partidas esportivas.
“Eu quero manter a presença digital, continuar com ela. No momento, o objetivo que eu tenho é trabalhar com transmissões de jogos como comentarista. Então, tenho começado a procurar alguns lugares que possam me dar essa oportunidade, empresas que possam me dar essa oportunidade também”, finalizou o jornalista.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|