Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025
CURSO DE SELEÇÃO
23.02.2017 | 17h01 Tamanho do texto A- A+

CVV abre oportunidades de voluntariado em todo o país

Não há custo ou compromisso em chegar até o final do programa

Marcus Mesquita/MidiaNews

CVV conta com 76 postos de atendimento em 71 municípios do país

CVV conta com 76 postos de atendimento em 71 municípios do país

DA ASSESSORIA

Em março de 1962 um grupo de pessoas preocupadas com o elevado número de suicídios funda o Centro de Valorização da Vida (CVV). Na ocasião ocupava uma casa na capital paulista e oferecia atendimento pessoal, por telefone e carta.

 

Hoje, 55 anos depois, o CVV conta com 76 postos de atendimento em 71 municípios do país e, além dos meios originais, também pode ser procurado por e-mail, chat e Skype.

 

“Essa migração para a internet ampliou muito os horizontes do CVV, pois permitiu que residentes de qualquer parte do mundo possam buscar apoio emocional, desde que falem português”, comenta Carlos Correia, voluntário e membro da Comissão Nacional de Divulgação do CVV.

 

Única organização não governamental de prevenção do suicídio com alcance nacional, serviço gratuito e desvinculada de linhas religiosas, o CVV tem o reconhecimento do Ministério da Saúde ao operar o primeiro número telefônico de prevenção do suicídio sem custo de ligação (188, no momento exclusivamente no Rio Grande do Sul).

 

Além dos atendimentos, a instituição fomenta o estudo, debate e difusão da prevenção do suicídio por diversas iniciativas, como a realização de Simpósios Internacionais com a sétima edição neste ano, a mobilização pelo Setembro Amarelo (mês mundial de prevenção do suicídio) e eventos regionais, como Semanas de Valorização da Vida, palestras e debates.

 

No mês de seu aniversário, pelo terceiro ano consecutivo, o CVV vai oferecer simultaneamente em várias unidades o curso de seleção e treinamento de voluntários, chamado de Programa de Seleção de Voluntários.

 

“É a porta de entrada para quem deseja se tornar voluntário do CVV. Não há custo ou compromisso em chegar até o final do programa”, explica Carlos. As únicas exigências são ter disponível pelo menos quatro horas semanais para o atendimento, ser maior de idade (18 anos) e vontade de conversar com qualquer pessoa que busque ajuda, sem críticas ou preconceitos.

 

Em Cuiabá, será oferecido partir do dia 29/03, das 19h às 22h, na Rua Comandante Costa, 296, Centro, Cuiabá-MT (informações e inscrições pelo telefone 141 ou e-mail [email protected]).

 

Confira lista completa dos endereços e horários dos cursos para novos voluntários do CVV na página http://cvv.org.br/seja-voluntario-cursos.php

 

Sobre o CVV

 

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973.  Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

 

Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários   em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 76 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail. Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.

 

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições de prevenção do suicídio de  todo  o  mundo,  participou  da  força  tarefa  que  elaborou  a  Política  Nacional  de Prevenção  do  Suicídio  do  Ministério  da Saúde e é  um  dos  mobilizadores  do  Setembro  Amarelo (mês de prevenção do suicídio) no Brasil (setembroamarelo.org.br).

 

Mais informações

 

141 (para Cuiabá e região) e (65) 3321-4111

 

cvv.org.br 

 

facebook.com/cvv141

 

Contato com impressa

 

Coordenação de Divulgação CVV Cuiabá

 

E-mail: [email protected]

 

Telefone: 141 (deixar recado)

 

Celular: (65) 98125.8186 – Dayane Nascimento

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia