Cuiabá, Domingo, 19 de Maio de 2019
PEIXARIA LÉLIS
16.05.2019 | 16h09 Tamanho do texto A- A+

Em protesto, empresário devolve prêmios gastronômicos da Veja

Lélis Fonseca se diz indignado com decisão dos organizadores de acabar com a categoria Melhor Peixaria

Alair Ribeiro/MidiaNews

O empresário Lélis Fonseca, que vai devolver os prêmios que recebeu do Veja Comer & Beber

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O empresário Lélis Fonseca, proprietário da Peixaria Lélis, na Capital, anunciou nesta quinta-feira (16) que vai devolver os três prêmios recebidos por ele nos últimos anos no Veja Comer & Beber Cuiabá. Os vencedores da edição 2019 foram conhecidos na noite de quarta-feira (14). 

 

O Veja Comer & Beber é um evento anual realizado pela Revista Veja para premiar os melhores bares e restaurantes das capitais e principais cidades brasileiras.

 

Fonseca decidiu devolver seus prêmios em protesto contra o fim da categoria Melhor Peixaria, que esteve presente nas duas primeiras edições, em 2017 e 2018 – vencidas pela própria Lélis –, e foi retirada de competição neste ano.

 

Segundo ele, o protesto não tem nada de ressentimento, uma vez que sua peixaria venceu a categoria Melhor Receita de Pintado em 2019.

Mas acho um desaforo com o cuiabano. É como ir a São Paulo e não premiar uma pizzaria, não premiar uma casa de massas

 

“Minha indignação é por Cuiabá ser uma cidade historicamente conhecida pela culinária e, principalmente, pela culinária ribeirinha, a culinária dos peixes. Nada é mais forte do que o peixe, essa culinária que vem do Pantanal, que vem dos ribeirinhos, dos indígenas”, afirmou.

 

Sua peixaria foi aberta há 12 anos, entre os bairros Goiabeiras e Duque de Caxias. "Em vez disso, deram cinco prêmios para melhores bares e três para melhores deliverys".

 

“Quando alguém fala em vir a Cuiabá, a primeira procura gastronômica é o peixe. Seja no São Gonçalo, seja no Bom Sucesso, na Passagem da Conceição. Cuiabá tem mais de 50, 60 peixarias. Temos comunidades inteiras só de peixarias”, afirma.

 

Segundo Lélis, a culinária cuiabana não se notabilizou pela receita de pintado única e exclusivamente. “O cuiabano não tem a melhor receita de pintado. Ele tem um conjunto da obra. Tem mojica, o pintado à milanesa, o pintado frito, a ventrecha, o pacu com a farofa. Esses são os pratos que todos nós temos. Nos nossos restaurantes, a peixada é mais ou menos igual”.

 

Ele ainda criticou o fato de ele mesmo ter vencido na categoria Melhor Receita de Pintado. “Indiscutivelmente, não tenho a melhor receita de pintado. Para mim, a melhor receita de pintado está nos restaurantes de culinária contemporânea, como o Mahalo e outros”.

 

“Eu gostaria que houvesse um prêmio que falasse um pouco de Cuiabá. E não estou reclamando o prêmio pra mim. Até porque neste ano eu ganhei. E ganhei em 2018 e 2017”.

 

O empresário, que está há cerca de 20 anos no ramo gastronômico, diz que não sentirá falta dos certificados, que vai devolver pelos Correios.

 

“O que eu faço independe deles. É lógico que é enriquecedor, muito bacana receber o prêmio. Mas acho um desaforo com o cuiabano. É como ir a São Paulo e não premiar uma pizzaria, não premiar uma casa de massas”, comparou.

 

“O pessoal de fora está cada vez mais desmerecendo a cultura cuiabana”, criticou.

 

 




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
30 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Vitor  18.05.19 04h57
Aqui em São Paulo, pizza é fast food, A culinária é completamente diversificada para todo tipo de gosto e paladar.
0
0
Julio Flavio   17.05.19 17h57
Parabéns Lelis a melhor peixaria do MT , e com certeza uma das melhores do Brasil . Premiação de Culinária em Primeiro Lugar , deve ser das comidas Regionais , depois as demais .
12
0
Rosemary dias da Costa   17.05.19 13h00
Parabéns pela atitude. Isso mostra que vc já virou um cuiabano. Lelis vc é o cara. Sucesso na sua vida. Deus te abençoe sempre .
16
0
cleber ormond  17.05.19 10h57
Perfeito! Parabens pela atitude, Lelis é Lelis, outro nivel.
44
2
maykom  17.05.19 10h18
parabéns pela atitude . isso mostra o quanto ele respeita cuiabá e suas tradições
49
2