A empresa Ecopav Soluções Urbanas, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá desde 2012, decidiu rescindir, de forma amigável, o contrato firmado com a Prefeitura na última quinta-feira (8).
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), a decisão da empresa se deu pelo fato da gestão passada não ter feito um realinhamento no valor do contrato.
A empresa pedia desde 2014, conforme o prefeito, um aumento de R$ 332 mil (ou 20,75%) ao mês. No total, Ecopav faturava R$ R$ 1,6 milhão mensais. Com o reajuste, o valor subiria para R$ 2,99 milhões.
“Desde que assumimos o mandato, tivemos alguns problemas com a Ecopav. O ponto culminante foi em abril, quando a Prefeitura teve que fornecer 15 caminhão para fazer a coleta. Mediante isso, determinei que a empresa fosse notificada e, em reunião com a gestão, os proprietários explicaram que não estavam conseguindo operar o serviço por falta desse alinhamento”, disse Emanuel Pinheiro.
O prefeito alegou que não tinha como “reparar o erro da gestão passada” e ofereceu um aumento de 4%. Com esse reajuste, o valor do contrato subiria para R$ 1,7 milhão por mês.
“Mas a empresa não aceitou. Disse que não tinha condições de operar dessa forma. Eu não poderia, em virtude de erros cometidos no passado, estar sacrificando a prestação do serviço e onerando os cofres públicos. E de forma amigável eles protocolizaram no último dia 8 a recisão do contrato”, disse o prefeito.
O contrato com a Ecopav iria até outubro deste ano. De acordo com Emanuel Pinheiro, para não sacrificar a população, a empresa concordou em dar continuidade ao serviço até o dia 8 de julho.
“Eu tinha duas alternativas. A primeira seria uma contratação emergencial para fechar os quatro meses que faltam para encerrar o contrato. E a segunda, chamar a empresa que ficou no segundo lugar no processo de licitação. Achei mais correto e transparente convocar o segundo lugar”, disse.
A empresa em questão é a Locar Gestão de Resíduos, de Pernambuco. Ela já opera o mesmo serviço em Várzea Grande.
Emanuel disse que, informalmente, a empresa já aceitou encerrar o contrato da Ecopav. "Só que não vou pagar um centavo a mais. A proposta será a mesma que fiz para a Ecopav, pelo valor de R$ 1,7 milhão", afirmou.
O prefeito disse ainda que vai exigir que a Locar contrate todos os garis da Ecopav.
“Temos esse prazo de 30 dias para preparar a transição. E quero deixar claro que, entre a exigências que fiz para o segundo lugar, é entrar no dia 8 de julho e com mínino de 30 caminhões para que a sociedade não sinta um impacto. Além disso, que todos os garis que prestarem serviços para Ecopav sejam contratados pela Locar e que todos os direitos desses trabalhadores sejam cumpridos", pontuou.
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2 Comentário(s).
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Renato 13.06.17 13h13 | ||||
Como usuário não tenho o que reclamar da Ecopav. sempre ofereceu um excelente trabalho... que a nova empresa ofereça igual serviço !!! | ||||
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Júlio César nascimento 13.06.17 07h59 | ||||
Não jogue a culpa no passado,, o asfalto todo esburacada aqui no CPA, mandou pintar sem fazer as devidos reparos , quer dizer que nos deu o chapéu, como já esperávamos .Desse governo municipal sem planejamento | ||||
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