Cuiabá, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019
QUINTAL CUIABANO
14.04.2019 | 09h54 Tamanho do texto A- A+

Experiências culturais resgatam o dia a dia do Bairro São Mateus

Projeto ‘O Jeito de Nossa Gente’ comemora os 300 anos de Cuiabá por meio de suas tradições e costumes

Reprodução/Assessoria

A creche municipal São Mateus inaugurou nesta semana o Quintal Cuiabano

DA REDAÇÃO

As comemorações dos 300 anos de Cuiabá não param. A creche municipal São Mateus inaugurou nesta semana, o Quintal Cuiabano. A iniciativa faz parte do Projeto ‘O Jeito de Nossa Gente’, que tem o objetivo de conhecer o modo de vida dos alunos, de suas famílias, da comunidade e da cidade juntamente com as mascotes ‘Joca’, o jacarézinho e o menino Mateus.

 

Em um espaço lúdico com muitas cores e formas que resgatam a cultura cuiabana, o Quintal Cuiabano é a primeira etapa do projeto. “Será um espaço organizado para as crianças vivenciarem as tradições da nossa terra, por meio  das personagens ‘Joca’, o jacarézinho e o menino Mateus, serão contadas e retratadas histórias do Córrego do Barbado, que passa em frente à nossa creche”, explica a diretora da unidade Denis de Moraes. Durante a  inauguração do espaço, foi servido Chá com Bolo.

 

No Quintal Cuiabano são desenvolvidas atividades com músicas e danças tradicionais, culinária típica, contação de histórias infantis, do folclore local, da nossa cidade, jogos e brincadeiras, encontros com a presença de membros das famílias para contarem suas histórias e leitura.

 

“Em virtude dos 300 anos, nosso objetivo é trabalhar com as crianças essa vivência cuiabana, nosso linguajar, a culinária, o nosso artesanato, a nossa dança envolvendo a nossa comunidade. Queremos levar esse projeto à todas as unidades que estão à beira do Córrego do Barbado, que é por este córrego que ‘Joca’ o jacarezinho chega até a creche São Mateus e conhece seu novo amigo Mateus e passam a viver aventuras resgatando a cultura cuiabana”, acrescenta a coordenadora Telma da Silva Pereira.

 

Foram confeccionados os bonecos do ‘Joca’, o jacarézinho e o menino Mateus para desenvolver as atividades. As crianças poderão levar os bonecos para casa e anotarem em um caderno as experiências que vão ter junto com os personagens. No final do ano, será produzido um livro de cada turma contando as vivências das crianças com o ‘Joca’ e o Mateus.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia