ERICKSEN VITAL
G1MT
Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que a falta de atenção dos motoristas foi a principal causa de acidentes, no período do carnaval do ano passado, nas cinco rodovias federais que cortam o estado de Mato Grosso. Veja no vídeo ao lado como esta sendo realizada a fiscalização da PRF.
Pelo menos 38% dos acidentes aconteceram devido à falta de atenção. Segundo a PRF, o defeito mecânico nos veículos (9%) e a ingestão de álcool pelos motoristas (7%) foram as outras duas principais causas de acidentes.
O tipo de acidente com maior índice de letalidade, revela a PRF, foi a colisão frontal (40%). No ano passado, 25 pessoas ficaram feridas e cinco morreram.
Os jovens foram os principais envolvidos nos acidentes durante o último carnaval. A maioria dos acidentes (74%) envolveu pessoas com faixa etária entre 15 a 34 anos de idade.
A operação da PRF nas estradas segue até a meia-noite da próxima quarta-feira (22). As atividades serão concentradas para reduzir a violência do trânsito. Em Mato Grosso, veículos longos terão o trafego restrito em alguns determinados horários. A PRF alerta que o trecho mais perigoso do estado é o da Serra de São Vicente, na BR-364.