A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) assinou um termo de cooperação técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, para investir R$ 15,7 milhões em pós-graduação no Estado.
O objetivo é apoiar projetos de formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica sustentáveis, focando em Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade. Esses projetos serão conduzidos por Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu e suas respectivas pró-reitorias de pós-graduação e pesquisa na região Centro-Oeste.
Serão oferecidas 32 bolsas de doutorado no país, 24 bolsas de pós-doutorado, 4 bolsas de professor visitante sênior, 4 bolsas de professor visitante sênior no exterior, 4 bolsas de professor visitante júnior no exterior, 16 bolsas de professor visitante no Brasil pela CAPES, além de recursos para infraestrutura e custeio de 12 programas de pós-graduação sediados em Mato Grosso.
Na oportunidade o coordenador geral de Fomento a Ações Estratégicas da CAPES, Júlio César Piffero de Siqueira reiterou o engajamento do estado de Mato Grosso, citando a participação do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, professor Allan Kardec e do Presidente da Fapemat, Marcos de Sá, que como Diretor Regional do Centro Oeste pelo Confap, representou as Fundaçõe nas reuniões junto a CAPES, colaborando na elaboração dos temas a serem abordados na formatação do edital.
O presidente da Fapemat, Marcos de Sá, destacou a importância dessa iniciativa, afirmando que "permitirá a formação de redes de pesquisa e pós-graduação em áreas estratégicas para Mato Grosso, bem como a internacionalização das nossas pesquisas. Após a Capes apresentar as diretrizes, pesquisa e desenvolvimento sustentável, todos os estados da região centro-oeste foram chamados para participar e repassar as demandas regionais, suas necessidades e os problemas que realmente os afetam.
O edital busca colocar a pós-graduação para solucionar os problemas que norteiam o nosso estado, fazendo a inserção dos bolsistas de pós-graduação nas empresas, desta forma fazendo o elo entre governo, academia e o setor privado. O edital Desenvolvimento do Centro Oeste é um edital piloto que vai servir de modelo para as outras regiões”, finalizou o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|