Cuiabá, Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2025
DATA LIMITE
01.12.2016 | 13h00 Tamanho do texto A- A+

Governo deve concluir negociação com Consórcio VLT até dia 29

Secretário Wilson Santos diz que prazo para chegar a um consenso termina no final do mês

GcomMT/Maria Anffe

Secretário Wilson Santos disse que Executivo tem recursos para concluir VLT

Secretário Wilson Santos disse que Executivo tem recursos para concluir VLT

THAIZA ASSUNÇÃO E CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (1º) que o Governo retomou as negociações com o Consórcio VLT para dar continuidade à obra do novo modal, que está parada há mais de dois anos.

 

A tentativa de conciliação atende a decisão do juiz Ciro Arapiraca, da 1ª Vara Federal em Mato Grosso, que determinou um prazo de 30 dias para que haja um entendimento entre as partes. Caso contrário, o contrato será rescindido.

 

"Por determinação do governador Pedro Taques, a obra do VLT é a nossa prioridade número 1. Estamos trabalhando aqui diuturnamente para cumprir esse prazo do juiz Ciro Arapiraca e até o dia 29 de dezembro estar com essa negociação concluída", afirmou Wilson, durante coletiva à imprensa.

 

O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda

 

O contrato entre as empresas e o Governo do Estado está suspenso pela Justiça Federal desde fevereiro de 2015.

 

A frente financeira, por incrível que parece é a mais tranquila. Nós temos R$ 200 milhões no caixa, mais R$ 200 milhões reservado no Ministério do Planejamento e o Ministério das Cidades já garantiu cerca de R$ 500 milhões, para um novo financiamento

Nesse período, houve diversas tentativas de acordo para que a obra fosse retomada, mas sem sucesso. O impasse esbarra na questão financeira. O consórcio já recebeu mais de R$ 1 bilhão e ainda pede mais de R$ 1,1 bilhão para concluir a obra.

 

O Governo, porém, não concorda com o valor, uma vez que um relatório elaborado pela consultoria KPGM mostrou que seriam necessários R$ 602 milhões para finalizar o projeto.

 

Na entrevista, Wilson declarou que já teve uma conversa com alguns representantes do consórcio e que eles já demostraram interesse em retomar a obra do VLT.

 

“Financeiro equacionado”

 

Embora as partes ainda estejam em negociação para fechar o valor final da obra, o secretário garantiu que o Executivo dispõe de recursos para concluir o modal.

 

“A frente financeira, por incrível que pareça, é a mais tranquila. Nós temos R$ 200 milhões no caixa, mais R$ 200 milhões reservados no Ministério do Planejamento, e o Ministério das Cidades já garantiu cerca de R$ 500 milhões para um novo financiamento. Além disso, o Governo tem uma capacidade de endividamento de R$ 2 bilhões”, afirmou.

 

Segundo o secretário, a obra do VLT também é prioridade para o Ministério de Cidades.

 

Wilson preferiu, entretanto, não estipular prazos para a retomada da obra, nem para a conclusão do modal.

 

“Vamos trabalhar para fazer tudo em um menor prazo possível, mas não vamos para o canteiro enquanto a Justiça não avalizar um eventual entendimento entre o Governo e o consórcio", pontuou.

 

O VLT

 

Orçada em R$ 1,477 bilhão, a obra do VLT foi iniciada em agosto de 2012 e deveria ter sido entregue em junho de 2014, antes mesmo do início dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá.

 

Entretanto, os sucessivos atrasos levaram a gestão anterior do Governo do Estado a fazer um aditivo prevendo o término para 31 de dezembro do mesmo ano.

 

Porém, as obras foram paralisadas antes deste prazo, já que o Estado não realizou os pagamentos solicitados pelo consórcio.

 

Leia mais:


Juiz nega pedido para bloquear R$ 497 milhões do Consórcio VLT

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

luiz mario  01.12.16 17h47
FALTA DINHEIRO PARA PAGAR O TAL DE (R G A), FALTA DINHEIRO PARA A SAÚDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, ESTÁ REDUZINDO A CARGA HORÁRIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICOS ETC E ETC E TAL,QUE É MUITO MAIS NECESSÁRIA PARA A POPULAÇÃO.
11
14
Carlos Nunes  01.12.16 16h56
Resta saber onde esses 500 Milhões de reais vão fazer uma falta danada? Época das vacas magras é igual cobertor curto - se cobre a cabeça, descobre os pés, e se cobre os pés, descobre a cabeça. Então, se torra 500 Milhões no VLT, vai fazer falta aonde? Depois que o especialista em VLT, Dr. Ruy Ohtake, disse aqui em Cuiabá mesmo, depois de percorrer todo trecho do VLT, que, para fazer essa obra BEM FEITA, vai demorar mais de 4 anos. Fiquei preocupado. Bem feita do Dr. Ohtake é bem feita mesmo. Tudo começa com um estudo geológico sério, que conheça todo tipo de solo de todos os Km, pois a cada tipo de solo, tem que fazer um tipo de Alicerce. Se não fizer isso, composições pesadas do VLT, cheias de passageiros, passando 24 horas por dia no mesmo lugar, se não for bem feita, o negócio afunda, recua, logo, logo. E bem feita custa caro. Barato é só obra marca vote. Vote! Daquela da ciclovia do Rio, que não aguentou nem uma ondinha do mar, desmoronou e matou 2 pessoas. Abrir uma cidade de ponta a ponta, para fazer VLT, não é brincadeira, é coisa séria...precisa de muita bufunfa, cofre cheio.
8
9
Ademir  01.12.16 16h55
Só uma pergunta, porque o VLT Carioca saiu mais barato que aqui, e tem os vagões andando sem precisar de postes energisados a cada 100 metros feio visualmente, e lá no Rio os mesmos vagões andam com os trilhos energisados, sem precisar destes antigos postes no meio do canteiro, porque, poderia sr. Wilson mudar isso, há tempo para tal, pois são os mesmos e mais modernos do Rio, enquanto aqui se paga mais caro e já ultrapassado!!!
11
6
jocadomas  01.12.16 16h48
na verdade essa grana esta parada na CEF desde o fim do governo silval, apenas tem que retornar as negociações que o anão de jardim não quer fazer e ai ele fala que estragou os vagões, tem que arrumar e o pinoquio nada de braçada nas novas licitações, igual o anel viario
16
3
Ana  01.12.16 15h17
Agora fiquei sem entender, se o estado tem uma capacidade de endividamento de 2 bilhões quer dizer que a saúde financeira do mesmo está boa, mas e a crise que tanto falam??? Podem me explicar essa contradição??
23
7