Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
MULTIPARK DO GOIABEIRAS
13.04.2017 | 08h24 Tamanho do texto A- A+

Hilux é furtada em estacionamento e comerciante aciona Justiça

Foram levados dinheiro, cheques, cartões de crédito e débito, além de documentos pessoais

MidiaNews

No detalhe, a Hilux que foi furtada dentro do estacionamento do Shopping Goiabeiras

No detalhe, a Hilux que foi furtada dentro do estacionamento do Shopping Goiabeiras

THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

O comerciante Alexander Borges Vieira de Aquino ingressou nesta quarta-feira (12) com uma ação na Justiça contra o Shopping Goiabeiras, após ter vários pertences furtados de dentro da sua caminhonete Hilux no estacionamento do centro comercial.

 

Conforme o comerciante, o furto ocorreu no dia 20 de março. Desde então, ele disse que vem tentando um acordo com a direção do shopping para ser ressarcido, mas não obteve respostas.

 

Foi levado do carro de Alexander: uma carteira da marca Tommy, um óculos de sol da Ray-Ban, R$ 650 em dinheiro, dois cheques de terceiros no total de R$ 563, além de CNH, RG e cinco cartões de débito e crédito.

 

“No dia 20 de março, por volta de 11h33, eu estacionei o meu carro lá no shopping e tirei da minha carteira apenas o cartão de crédito que ia utilizar. Fui nas Lojas Americanas e na Victor Hugo comprar um presente de aniversário para a minha esposa. Por volta de 12h10, eu retornei para o carro e quando fui guardar o cartão na carteira percebi que tinham levado tudo”, contou, em entrevista ao MidiaNews.

 

Eles (Multipark) disseram que iam apurar o caso e depois iriam me dar um retorno. Eles me deram um prazo e não cumpriram. Fui atrás, liguei várias vezes, mas me ignoraram

Alexander disse que procurou a Multipark, que é responsável pelo estacionamento do shopping, e foi orientado a preencher um formulário.

 

“Eles [Multipark] disseram que iam apurar o caso e depois iriam me dar um retorno. Eles me deram um prazo e não cumpriram. Fui atrás, liguei várias vezes, mas me ignoraram”, disse.

 

Após isso, o comerciante alegou que procurou a direção do shopping.

 

Lá, segundo ele, foi informado de que não iria ser ressarcido porque o carro não tinha sinais de arrombamento.

 

“Só que está ai no jornal todos os dias que os veículos estão sendo furtados através de controles de portão eletrônicos de residência, que impede o travamento das portas do carro ou aquele que é comprado no Paraguai e escaneia o código da frequência da porta e abre da mesma forma”, disse.

 

O comerciante chegou a fazer um vídeo que comprova esse tipo de modalidade de furto. (Veja abaixo)

 

Alegou que encaminhou as imagens para a direção do shopping, mas mesmo assim não teve acordo.

 

“Revoltado”

 

Alexander disse que se sente “revoltado” e “decepcionado” com a situação.

 

“Principalmente porque o shopping cobra um valor abusivo pelo estacionamento e quando o cliente precisa ser reparado é tratado dessa forma”.

 

“Por isso, resolvi levar esse caso para a Justiça. Desisti de fazer acordo. Já se passaram mais de 20 dias e eles não tomaram nenhuma providência”, pontuou.

 

Até o momento, a Justiça de Mato Grosso possui entendimento de que as empresas tem responsabilidade de objetos furtados dentro de seus estabelecimentos.

 

Tanto que recentemente, a empresa City Lar foi condenada a indenizar em R$ 43 mil um cliente que teve o carro roubado dentro do estacionamento da empresa na cidade de Diamantino (188km de Cuiabá).

 

Outro lado

 

Em nota, a direção do shopping afirmou que Multipark não se responsabiliza por pertences deixados dentro do carro e, que inclusive, aconselha os motoristas a retirá-los do veículo.

 

Veja a nota na íntegra:


"A responsabilidade da Multipark está limitada ao valor do veículo, incluindo se os valores corespondente aos seus acessórios fixos. Solicita se que, valores, pertences pessoais e acessórios não incorporados ao veículo, sejam retirados de seu interior. Caso contrário, deverão ser registrados em formulário próprio à disposição no estacionamento, sendo facultado à Multipark aceitar ou não os itens declarados." Todas as informações estão impressas no verso no ticket fornecido na entrada do estacionamento.
Essa instrução é a mesma para os mais de 300 estacionamentos Multipark de todo o Brasil.

 

Veja o vídeo:

 

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COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

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Reynaldo  13.04.17 15h16
É de responsabilidade sim do estacionamento do veículo e tudo que se encontra no interior do veículo. Mesmo se o estacionamento fosse gratuito a responsabilidade é da empresa. Estes avisos e placas são inócuas perante a lei.
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Sebastian  13.04.17 14h06
O cidadão paga um preço absurdo pra estacionar num shopping center e confiando de que seu veículo está bem guardado, tem essas surpresas desagradáveis. Sr Alexander, exerça seus direitos e vai fundo no processo que com certeza vai ganhar uma boa grana do shopping por ser co-responsável e da empresa responsável pelo estacionamento.
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Esthefanie  13.04.17 13h49
Só esqueceram de dizer ao multipark que existe uma lei no Brasil que protege o consumidor alegando que apesar da empresa que gerência o estacionamento colocar placas ou nos bilhetes alegando não ser a responsável em caso de furtos, ela é responsável sim!!!
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Dionizio  13.04.17 13h26
Se a Multipark não se responsabiliza pelos pertences deixado dentro do carro, então ela se responsabiliza pelo que? Qual o objetivo de pagar caro então pelo serviço? Pagar esse valor absurdo só pra ter a sensação de segurança não vale a pena mesmo. Cadê as câmeras de segurança do estacionamento?
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Thaisa Sedlmaier  13.04.17 12h39
Shopping despreparado, que ainda por cima não quer agir conforme a lei exige. Estacionamentos, independente de serem pagos ou não se responsabilizam totalmente pelos automóveis que lá se encontram. Espero de coração que esse processo seja rápido e que o rapaz ganhe muito dinheiro, pois servirá de lição. Vamos ver se mudam de postura com a chegada do Shopping Estação.
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