Cuiabá, Segunda-Feira, 13 de Outubro de 2025
DISPUTA NA ORDEM
16.06.2009 | 15h15 Tamanho do texto A- A+

José do Patrocínio diz que OAB-MT "precisa avançar"

Ele é pré-candidato de um grupo independente que apoiava Faiad

Jardel Arruda/Olhar Direto

O advogado José do Patrocínio: candidatura cria fissuras na base de Faiad

O advogado José do Patrocínio: candidatura cria fissuras na base de Faiad

ANTONIELLE COSTA
DA REDAÇÃO

O conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, José do Patrocínio, colocou seu nome na disputa a presidência da ordem, causando fissura na base de sustentação do atual presidente Francisco Faiad.

A candidatura foi motivada pelo fato de Faiad e Ussiel Tavares terem lançado o nome do advogado Cláudio Stábile, como sendo de consenso, quando na verdade se trata de uma imposição. "O grupo não foi consultado. Tínhamos vários postulantes, mas não fomos ouvidos", afirmou o conselheiro.

Segundo Patrocínio, sua candidatura foi proposta por um grupo independente que busca novas alternativas e rumos para a OAB. "Buscamos um processo de renovação, onde os advogados possam ser respeitados, por meio de um trabalho diferenciado", enfatizou.

Ele disse que o grupo possui aproximadamente 60 advogados, sendo que parte possui cargos na atual gestão, outros militam na profissão e dão aulas em universidades. Entre eles, estãoDarlan Vargas, Manancial Fonseca, Denílson Nogueira e Luiz da Penha.

"É preciso avançar"

Apesar de representar um grupo independente, o conselheiro prefere não atacar diretamente a gestão de Faiad. "Seria leviano dizer que não houve avanço durante estes dois anos de gestão, são muitos os aspectos positivos, mas precisamos avançar ainda mais em alguns setores", destacou. Patrocínio citou como exemplo a Escola Superior de Advocacia (ESA), Caixa de Assistência e o Tribunal de Prerrogativas.

Além disso, destacou que é preciso interiorizar mais a gestão. "Precisamos destinar mais recursos ao interior do estado, pois a Ordem precisa estar mais acessível aos advogados destes municípios. A direção da entidade precisa estar 24 horas à disposição do interior", explicou.

Ele defendeu um melhor gerenciamento dos recursos e afirmou que os valores cobrados pelos cursos da ESA são caros. Outro fator que segundo o conselheiro precisa ser revisto é a questão do acúmulo de cargos, dentro da entidade. "Somos contra esse acúmulo, que concentra o poder nas mãos de poucos. Temos como exemplo o advogado Daniel Teixeira, que é presidente da comissão de exame da ordem e secretário-adjunto da entidade", observou.

Patrocínio e seu grupo iniciaram uma série de contatos com vários advogados, inclusive de oposição. Além disso, estão prevendo a realização de um encontro nas próximas semanas.

Formação

Patrocínio é formando em Direito pela Universidade de Cuiabá (Unic), onde é professor há mais de 12 anos. Ele é pós-graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e possui doutorado pela Umsa, na Argentina.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
38 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Silvia Fernanda Theophilo Carmona  23.06.09 16h41
Não tenho o que falar do Dr. Faiad, porém não gosto de perpetuar pessoas no mesmo cargo. Daí, se o professor Darlan se candidatar ficaria muito feliz, pois é uma pessoa íntegra e muito séria.
0
0
Matheus Inocêncio  17.06.09 12h48
Furo de reportagem: Corre a boca pequena que o marketing da campanha será chefiado pelo Sr. Chico Santa Rita, publicitário vencedor em campanhas no Mato Grosso. Será a reedição da "União por alguma coisa..." Aliás um bom slogan para o Dr Patrocínio justificar o apoio do João Celestino, dentre outros. A nós mortais ´somente nos resta observar tudo isso de camarote!
0
0
Antonio Roberto  17.06.09 12h44
Patrocínio é da situação, mas ao mesmo tempo lança candidatura própria. Tais fatos, somados a renúncia forçada de Luciana Serafim somente reforça que a atual gestão está flagrantemente rachada e fragilizada, o que demonstra a fraca gestão desempenhada, que nem de londe representou a verdadeira classe dos advogados de Mato Grosso.
0
0
O justiceiro  17.06.09 09h57
Por que neinguém fala nada sobre a prisão da filha do Faiad?
0
0
João Batista dos Anjos  17.06.09 08h40
Depois de dois mandatos participando da atual gestão da OAB/MT, ao lado de Ussiel e Faiad, patrocinio agora sustenta que a OAB/MT precisa Avançar. Pergunta-se: o Que foi feito durante os dois mandatos?
0
0