Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
TECNOLOGIA
27.10.2022 | 11h00 Tamanho do texto A- A+

Laser acaba com “barulhinho de dentista" e dispensa anestesia; saiba

Instituto Crepaldi adquire aparelho que revoluciona tratamentos, garantindo mais conforto aos pacientes

Divulgação

Os doutores Francielle e Marcus Crepaldi, que adquiriram equipamento inovador à laser

Os doutores Francielle e Marcus Crepaldi, que adquiriram equipamento inovador à laser

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

O Instituto Crepaldi, com sede em Cuiabá,  acaba de adiquirir o laser odontológico LiteTouchaparelho com tecnologia israelense de ponta que garante um tratamento menos invasivo e traumático em vários procedimentos.

 

“Começamos a utiizá-lo e é impressionante os avanços que o laser imprime ao trabalho do dia a dia,  eliminando diversas situações que ainda incomodam muitos pacientes”, explicou a doutora Francielle Crepaldi, responsável pela aquisição do equipamento.

  

Segundo ela, o laser se diferencia de outras tecnologias e proporciona, por exemplo, a dispensa de anestesia na retirada de excesso de gengiva, cáries e tratamentos mais complexos - além de eliminar o temido barulho do "motorzinho do dentista”, gerado pelo uso da caneta de alta rotação.

 

“É possível realizarmos a gengivectomia [corrigir o excesso de gengiva] sem anestesia, e com pouquíssimo sangramento. Isso dá um resultado maravilhoso e também um pós-operatório muito bom. O paciente, no dia seguinte, já percebe o resultado”, explicou Francielle.

 

Ela afirmou que em procedimentos de dessensibilização dentária, quando o paciente apresenta uma hipersensibilidade na região, os efeitos também são surpreendentes e imediatos.

 

“Um paciente com sensibilidade dentária ao longo de 20 anos, que não conseguia tomar água gelada, por exemplo, após a primeira aplicação do laser, já consegue tomar líquidos gelados. É realmente inovador”, afirmou.

 

“Nos meus anos de profissão nunca vi algo assim, ficamos impressionados com o que o laser é capaz de fazer”, completou.

 

Outra inovação, segundo ela, é a possibilidade de cortes milimétricos e precisos em cirurgias. 

 

“Nas cirurgias de extrações dentárias ajustamos o LiteTouch para cortar somente o osso e não cortar o dente, a gengiva ou tecidos que estão em volta da área. Isso é uma inovação sem precedentes no segmento da odontologia”, explicou.

 

Confira alguns procedimentos em que o  LiteTouch pode ser utilizado:

 

Cáries e periodontite

 

Com o laser, a remoção da cárie é mais precisa do em que em outros métodos, sendo removido somente os “produtos orgânicos” provenientes da cárie. Não há, no procedimento, danos às partes sadias do dente.

 

O laser também é utilizado no tratamento da periodontite, infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que envolvem os dentes. Isso se deve à ação analgésica, bioestimulante e descontaminante do laser.

 

Facetas de porcelana

 

A remoção de facetas de porcelana pode ser feita sem a necessidade de anestesia e sem causar dor ou sensibilidade aos pacientes.

 

O LiteTouch age diretamente na cola entre o dente e a faceta, sendo o menos invasivo possível e sem agredir os tecidos.

 

A técnica mais comum utilizada atualmente desgasta o laminado até chegar ao adesivo que une a faceta ao dente, o que pode gerar sensibilidade.

 

Frenectomia

 

A frenectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, bastante simples. Ela pode ser do tipo lingual ou labial e consiste na realização de um corte para remoção de tecido fibroso, que pode estar localizado tanto na língua quanto nos lábios.

 

O procedimento é otimizado com o emprego do laser, mais preciso que uma incisão feita com bisturi. O corte é "três em um", já que veda e esteriliza a região ao mesmo tempo. Não é necessário o uso de anestesias ou de suturas após o procedimento.

 

Tratamento do ronco

 

O ronco motivado pela flacidez do palato (barreira entre a boca e a cavidade nasal) pode ser tratado com o uso do laser, outra inovação. Ele atua aumentando o tônus da região que está mais flácida do que deveria, o chamado palato mole.

 

A técnica se diferente de um dos tratamentos mais convencionais para estes casos, a uvulopalatofaringoplastia, cirurgia de retirada das amígdalas e do excesso de tecido do palato mole e da faringe.

 

Dessensibilização dentária

 

A ação de biorregulação celular que o laser possui, com efeitos antiinflamatórios, analgésicos e cicatrizantes é que possibilita o diferencial no procedimento. Com apenas uma sessão o paciente já apresenta uma melhora significativa da sensibilidade.

 

Gengivoplastia

 

Assim como no caso da frenectomia, o laser corta, veda e esteriliza o local em que foi aplicado, dispensando o uso de suturas e também de anestesia. Além de tornar o procedimento mais confortável e menos dolorido, a recuperação no pós-operatório é ainda mais rápido.

 

Mais informações sobre os tratamentos com o LiteTouch:

Instituto Crepaldi: (65) 99219-5885 ou (65) 3623-4108

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia