Cuiabá, Sábado, 19 de Julho de 2025
24 DE JUNHO
17.06.2017 | 09h22 Tamanho do texto A- A+

Lavagem das escadarias da igreja de São Benedito

Ritual é uma tradição das comunidades de religião afro brasileiras em todo país

Tony Ribeiro/MidiaNews

A lavagem é para quebrar paradigmas, mostrando que todos são iguais

A lavagem é para quebrar paradigmas, mostrando que todos são iguais

DA REDAÇÃO

A igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, será palco de uma cerimônia inédita: a Lavagem das Escadarias. Será realizada no dia 24 de junho, às 8h30, seguindo o ritual tradicional, com cânticos e hinos religiosos, toques de tambores e todos vestidos de branco, como acontecia há mais de 200 anos.

 

Para os membros da comissão organizadora, lavar a escadaria é um ato envolto de grande simbolismo. É lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito. É pedir respeito a todas as crenças e dizer não ao preconceito e racismo. A lavagem é para quebrar paradigmas, mostrando que todos são iguais.

 

São esperadas 300 pessoas e a concentração se dará na rua Bandeirantes, nas proximidades da Igreja de São Benedito. Com 113 anos, completados neste mês de junho, o senhor Antônio Mulato, o mais antigo remanescente quilombola, morador do quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, fará uma participação especial, acompanhado da comunidade escolar.

 

A realização é da Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso.

 

O ritual

 

A lavagem das escadarias é uma tradição das comunidades de religião afro brasileiras em todo país. O ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia