Cuiabá, Segunda-Feira, 14 de Julho de 2025
RESTRIÇÃO EM CUIABÁ
29.04.2017 | 08h31 Tamanho do texto A- A+

Lei Municipal proíbe alunos de usar celulares dentro das escolas

Regra valerá para unidades educacionais e também bibliotecas públicas

Reprodução

O uso de celulares fica restrito somente para atividades pedagógicas

O uso de celulares fica restrito somente para atividades pedagógicas

KARINA CABRAL
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sancionou lei que proíbe o uso de celulares em escolas, bibliotecas, ou qualquer ambiente em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá.

 

O decreto saiu no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (24).

 

Segundo a lei, os celulares deverão ficar desligados em todos os locais em que as aulas estejam sendo lecionadas.

 

Nos outros ambientes da unidade de ensino, os aparelhos devem permanecer no modo silencioso, ficando o uso restrito somente para desenvolvimento de atividades pedagógicas e com prévia autorização dos professores.

 

Apesar da proibição, a lei não especifica as punições cabíveis caso haja o descumprimento, deixando a cargo de cada escola a decisão da consequência para os alunos.

 

A diretora Olinda Gonçalves de Almeida, da Emeb Ana Tereza Arcos Krause, diz que a proibição não trará nenhuma novidade para a escola, visto que eles já faziam um trabalho de conscientização para que os alunos e professores não usassem os aparelhos durante o período de aula.

 

Segundo a diretora, a escola tem 905 alunos, mas devido ao trabalho realizado, acontecem no máximo três casos de uso de celulares em aula ao ano.

 

Nesses casos, a diretora da unidade escolar, que possui o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da capital, conta que a punição é mais para conscientização.

 

“A gente recolhe e entrega somente para a família. E aí a gente conversa se é realmente necessário trazer o celular, a gente trabalha a conscientização da família”, disse Olinda.

 

O decreto diz ainda que é responsabilidade da direção garantir que os alunos saibam da proibição, fixando cartazes em locais visíveis nas salas de aula, bibliotecas e demais espaços.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia