O alinhamento entre a produção artística e seu caráter transformador baseia as ações educativas a serem desenvolvidas durante todo o período da exposição Irigaray Arte Cidade, idealizada para homenagear um dos maiores expoentes da arte mato-grossense, Clovis Irigaray.
A abertura será no dia 27 de janeiro, às 19h30, no Palácio da Instrução. Outros sete artistas participam como convidados.
Várias iniciativas serão desenvolvidas visando a inclusão de estudantes da rede pública e particular, além da formação de mediadores.
Nesta semana, 15 jovens recebem treinamento diferenciado, abordando a função como mediador, o conjunto da obra de Clóvis Irigaray, fases artísticas, trajetória pessoal e ainda, conhecimentos acerca do patrimônio público, em especial sobre a história do Palácio da Instrução.
De acordo com a coordenadora das Ações Educativas, Ana Graciela da Fonseca, a ideia é dedicar uma atenção especial aos visitantes.
“A formação dos mediadores foi idealizada para que eles possam receber o público da melhor forma possível, além de ter informações sobre o espaço. A partir disso é possível também que o mediador possa traçar um roteiro de visitação personalizado”.
Segundo ela, os mediadores têm sido orientados por profissionais de diversas áreas da organização do evento, entre eles a diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso, o arquiteto Paulo Crispim e a coordenadora do Patrimônio Histórico e Cultural da SEC-MT, Fernanda Quixabeira.
Eles estendem sua participação nas palestras de formação de professores destacados pelas escolas que buscarem agendamento junto ao Museu de Arte de Mato Grosso.
“Durante os dias 25 e 26 as atividades estarão voltadas para os educadores. Temos a preocupação de não levar a escola, tão somente, para o museu, mas apostar na ampliação de público. Queremos estimular neste professor a iniciativa de apostar neste tipo de programação, mostrando que é possível aliar a visitação dos museus e apreciação de seu acervo ao conteúdo do cotidiano escolar”, destaca.
O agendamento para formação dos professores segue em aberto até o dia 23 de fevereiro. No caso da Secretaria de Educação de Cuiabá, a parceria já foi firmada e 50 professores estão inscritos. O agendamento escolar sem a exigência da preparação de professores também pode ser feito, já que os mediadores estão sendo treinados para receber este público. Basta entrar em contato com o museu via telefone (65) 3025-3221 ou pelo e-mail [email protected]
O estudante do curso de Saúde Coletiva Adriano Nunes Damasceno é um dos mediadores que passam pela capacitação. Esta é a segunda vez que ele desenvolve este trabalho, já que integrou a equipe da Bienal de São Paulo que foi sediada no Palácio da Instrução.
Adriano considera esta uma experiência que contribui para o aprendizado pessoal sobre as artes e ainda que pode colaborar com a área de formação acadêmica que escolheu. “Isso me auxilia na interação com outras pessoas, um quesito muito importante quando se está voltado às relações humanas”.
A exposição é realizada pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, e o Museu de Arte.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|