Cuiabá, Quarta-Feira, 2 de Julho de 2025
HOMENAGEM
14.03.2015 | 09h17 Tamanho do texto A- A+

Memorial Marechal Rondon deve ser inaugurado em maio

O ano de 2015 foi instituído como o “Ano de Rondon” pelo Governo do Estado

MidiaNews

Espaço Memorial Rondon deve ser inaugurado no mês de maio

Espaço Memorial Rondon deve ser inaugurado no mês de maio

YURI RAMIRES
DO DIÁRIO DE CUIABA
Após anos de abandono, a obra do Memorial Rondon, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger (32 km de Cuiabá) ganhou atenção especial no ano em que se comemora 150 anos do Marechal Cândido Rondon. Com a parceria entre o Governo do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o espaço deve ser inaugurado em Maio, no começo das festividades.

A obra do memorial começou em 2000, desde então, nunca foi finalizada. O Diário já havia denunciado a situação precária do que já foi levantado pelos operários. O local seria, também, um dos pontos turísticos divulgados pelo Governo durante a Copa do Mundo de 2014.

"Haverá um piso comunitário, no qual será possível projetar slides e receber a visita de turistas"

Mas como nem tudo saiu como o planejado, à entrega do memorial, que vai funcionar como um museu sobre a vida de Rondon, foi mais uma vez adiada.

Agora, o projeto que foi retomado e modificado pelo professor de Arquitetura e Urbanismo, José Afonso Portocarrero, tem como base as construções indígenas.

“Haverá um piso comunitário, no qual será possível projetar slides e receber a visita de turistas. Além disso, o prédio, que irá conter uma biblioteca com livros do próprio Rondon e espaço para o jazido, possui uma estrutura para suportar a seca e a cheia”, lembra.

Ontem, para discutir os detalhes das solenidades que vão acontecer durante todo o ano, o vice-reitor da UFMT, João Carlos de Souza Maia, se reuniu com o secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

João Carlos Maia acredita que a comemoração, de alcance internacional, tem muita importância para a comunidade acadêmica da UFMT, visto que dentro da instituição há muitos pesquisadores com acervos e informações raras sobre Rondon.

“Fazer parte desse acontecimento trará maior potencialidade aos registros feitos do Marechal. Dessa forma, compreenderemos vários setores da UFMT.”, ressaltou.

O secretário Paulo Taques lembrou que o governador já instituiu 2015 como o “Ano de Rondon, e por isso, as atividades serão desenvolvidas até se fechar um ciclo, em 05 de maio. “Iremos além da figura de Rondon ligada somente aos índios, e mostraremos o que as pessoas ainda não conhecem”, finalizou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia