Dolina Pai João

Um grupo de pesquisadores da Global Underwater Explorers (GUE) realizou o mapeamento da Dolina Pai João, localizada no Parque Estadual Gruta Azul, em Nobres (121 km de Cuiabá), com o objetivo de investigar essa que pode ser a maior caverna subaquática do Brasil.
Dolina é uma depressão no solo formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície
O resultado prévio do trabalho, conduzido pelos pesquisadores Sergio Rhein Schirato, Kirill Egorov e Jarrod Jablonski, será apresentado nesta semana em um congresso internacional em Belo Horizonte.
As atividades de exploração e mapeamento se estenderam por cerca de três anos com o objetivo ampliar o conhecimento sobre a formação geológica e a estrutura das cavernas locais, contribuindo para estudos ambientais e preservação do bioma
Nas redes sociais, os mergulhadores compartilharam imagens do último mergulho, realizado entre os dias 6 e 11 de julho.
Até o momento, a equipe já alcançou cerca de 105 metros de profundidade e explorou aproximadamente 1 quilômetro de passagens submersas, todas mapeadas e vistoriadas.
Durante os mergulhos, os profissionais localizaram cavernas subaquáticas com presença de aquíferos. Segundo o pesquisador Sérgio Rhein Schirato, estima-se que a dolina abrigue a maior caverna alagada do Brasil em volume de água e extensão.
No entanto, novas expedições ainda são necessárias para confirmar a hipótese.
“Estamos no terceiro ano de pesquisa, e ainda há necessidade de muitas expedições futuras para dimensionar completamente o sistema hídrico subterrâneo da região”, afirmou o pesquisador.
Sergio Rhein Schirato/ Redes Sociais
Mergulhadores durante expedição na Dolina Pai João
Segundo a empresária e jornalista Carla Rocha, representante da Associação de Espeleoturismo de Nobres (AEN), o mapeamento pode impulsionar o turismo na região por meio das atividades de cavernismo.
“A gente acredita que o futuro do turismo de Nobres agora será o espeleoturismo, que é o turismo em cavernas. Esse tipo de mergulho em cavernas alagadas é técnico e totalmente profissional, não é para amadores.”
Os mergulhos contam com apoio das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
Com a importância das descobertas, a equipe deve apresentar os primeiros resultados do trabalho entre os dias 20 e 27 de julho, durante o 19º International Congress of Speleology e o 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia, ambos realizados em Belo Horizonte (MG).
Vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|