Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
TERMINAL DA RUMO
28.01.2025 | 17h43 Tamanho do texto A- A+

Motoristas enfrentam 15 km de fila na 163: “Caos; indignação”

Presidente de sindicato dos motoristas, Afonso Aragão diz que problema começou há quatro dias

Reprodução

Fila de caminhões antes do Terminal Ferroviário Rumo

Fila de caminhões antes do Terminal Ferroviário Rumo

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

Vídeos divulgados nesta terça-feira (28) mostram filas quilométricas e expõem a situação enfrentada por caminhoneiros em Rondonópolis (a 216 quilômetros de Cuiabá) na entrada do maior terminal de grãos da América Latina, o Terminal Ferroviário Rumo. 

A Rumo não está comportando a quantidade de caminhões. Tem motorista que estava há 24 horas na fila

 

Ao todo, são aproximadamente 15 quilômetros de fila apenas na BR-163, fora a concentração de caminhões no pátio da empresa e de um posto de combustíveis. O problema começou há quatro dias. 

 

Em conversa com o MidiaNews, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTRR), Afonso Aragão, classificou a situação como um "verdadeiro caos".

 

Ele explica que o problema é recorrente e, desde que assumiu a presidência do sindicato, em 2022, os transtornos com as filas sempre acontecem no escoamento da safra.

 

“A Rumo não está comportando a quantidade de caminhões. Tem motorista que estava há 24 horas na fila. Já tem decisão judicial. Isso é recorrente. É um caos que o motorista enfrenta. Ontem os motoristas estavam sem comida lá na Rumo”, afirmou.

 

 A decisão judicial a que Afonso se refere é uma tutela de urgência cautelar que o sindicato obteve contra a empresa em junho de 2024, por problemas similares enfrentados pela categoria.

 

O documento foi assinado pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, e prevê que no prazo máximo de 8 horas de espera, a empresa disponibilize “aos motoristas banheiros químicos, em locais estratégicos para necessidades fisiológicas”.

 

Para mais de cinco horas de espera para o descarregamento, a empresa deve disponibilizar alimentação e água potável, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por dia.

 

“Não olvidar que a situação narrada nos autos, fere o princípio da dignidade da pessoa humana que é fundamento essencial e basilar para a existência do Estado Democrático de Direito, mormente em razão da deplorável situação vivenciada pelos motoristas, os quais estão a mais tempo do que a legislação prevê a disposição da parte requerida sem apoio para suas necessidades básicas e sanitárias”, diz trecho da decisão.

 

Fila de 15 quilômetros

 

Afonso explica que a empresa precisou usar o pátio de um posto privado para evitar que a fila de caminhões chegasse à cidade.

 

“Estão tendo que usar o Posto Ursão como base para que a fila não chegue até a cidade. Os caminhões se arrastam por 10 quilômetros. Na frente da Rumo tem mais fila, mais uns 5 quilômetros”, disse.

 

Para Afonso, o sentimento é de indignação. “Não temos acesso ao básico. Nessa fila tem motorista que está até sem tomar banho, sem alimentação. Indignação”.

 

“Rondonópolis é considerada a capital dos rodantes pesados. Chamei o presidente da Câmara Municipal, o prefeito, ambos estão em Brasília, também vou acionar o governo do Estado. Precisam entender que esse caminhão parado é prejuízo para a economia do Estado”.

 

Outro lado

 

A reportagem entrou em contato com a Rumo, que se manifestou por meio de nota: 

 

A Rumo informa que o Terminal de Rondonópolis (TRO) passou por uma manutenção programada a fim de garantir a melhoria dos serviços prestados e está funcionando normalmente.

 

Neste início de safra a Rumo  ampliou o estacionamento e contratou uma área a mais, a fim de acomodar os caminhões e evitar filas. 

 

Importante ressaltar que são enviadas mensagens aos caminhoneiros para que cumpram o agendamento e não antecipem a chegada à região do Terminal, justamente para se evitar filas.

 

A Rumo aproveita para reforçar a mensagem aos caminhoneiros, para que cumpram o agendamento e não cheguem antes do horário ao terminal.

 

Veja:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia