Cuiabá, Terça-Feira, 17 de Junho de 2025
"FALTA DE RESPEITO"
29.05.2022 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Motoristas são banidos sem justificativa e relatam descaso da Uber

Trabalhadores afirmam que a empresa só dá respostas por meio da Justiça

Reprodução/Mercado e Consumo

Presidente do sindicato relata mais de 100 bloqueios em um mês

Presidente do sindicato relata mais de 100 bloqueios em um mês

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

Motoristas de aplicativo afirmam que estão sendo desligados da plataforma Uber sem justificativa e relatam “descaso” por parte da empresa em relação aos trabalhadores.

 

A presidente do sindicato que reúne motoristas de aplicativo, Solange Menacho, conta que chegou a registrar mais de cem casos de trabalhadores bloqueados em apenas um mês.

 

Segundo a representante, a situação já virou uma constante na rotina de quem trabalha com a Uber e a cada dia mais motoristas estão receosos de que serão os próximos a serem desligados da plataforma.

 

“A situação está recorrente, vem acontecendo esse desligamento dos aplicativos sem dar nenhuma justificativa. Aproximadamente 150 casos em 30 dias. Todo dia três, quatro motoristas são desligados da plataforma. É triste você ver parceiros que dependem dessa renda serem banidos”, lamentou.

 

A reportagem conversou com trabalhadores que tiveram suas contas bloqueadas e todos relataram a mesma situação. Em um dia comum de trabalho, com os carros já preparados, foram surpreendidos ao serem impedidos de entrar no aplicativo.

 

O que suspeitavam ser um problema na plataforma, na verdade era o aviso de que eles tiveram a conta suspensa. Apesar de ficarem chateados com a o afastamento da Uber, a questão que mais causa revolta é a falta de justificativa e respostas por parte da empresa.

 

Nilson Erick Medeiros de Almeida afirma que foi desligado há um ano e na época chegou a tentar ir até o escritório da empresa, em Cuiabá, mas ao questionar os funcionários descobriu que só poderia ter algum sucesso se entrasse com ação judicial.

 

E este não foi um caso isolado. Outro motorista, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que também foi orientado a procurar um advogado para saber o que levou ao bloqueio de sua conta.

 

“Fico mais indignado de você ter que correr atrás de advogado, pagar honorário, apenas para saber o motivo e para recorrer. Eu entrei em contato com eles [Uber], mas não falam”, diz.

 

“Acho que é uma falta de respeito da Uber, porque eles ganham um rio de dinheiro com a gente, já que cobram 30%. E a gente não tem respaldo nenhum da empresa”, afirma outro motorista bloqueado.

 

Falta de recurso

 

Apesar da alternativa ofertada pela empresa, o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos Guerreiros, Flávio Mesquita Munhoz da Silva, que também é motorista de aplicativo, afirma que muitos trabalhadores não têm condição financeira de investir em um processo judicial.

 

Flávio relata que na maioria dos casos os motoristas tem a Uber como fonte de renda principal. Alguns sustentam família, outros precisam custear parcelas de carros e, no final, não sobra para pagar um advogado.

 

“O motorista, quando é bloqueado, não tem dinheiro para nada. A ferramenta de trabalho dele é a plataforma e o carro. Então ele paga o aluguel do carro, da casa e ainda tem que comer com aquilo ali”, afirma.

 

Vendo este problema, a associação começou a coletar recursos para custear advogados para alguns trabalhadores. Flávio afirma que os associados pagam R$ 25 para ajudar a pagar os processos e, dessa forma, tentar reaver as contas dos motoristas bloqueados.

 

Fico mais indignado de você ter que correr atrás de advogado, pagar honorário, apenas para saber o motivo e para recorrer. Eu entrei em contato com eles [Uber], mas não falam

De junho de 2021 a janeiro deste ano, o presidente afirma que foram recuperadas cerca de 300 perfis desligados da Uber. Flávio cita que em um dos casos o motorista foi banido após o passageiro achar que ele era outra pessoa por ter pintado o cabelo.

 

“Um motorista com 10 mil viagens... Aí, por causa de um passageiro, bloqueiam o motorista”, diz.

 

“É preciso entender que aquele motorista é um ser, ele tem família, tem responsabilidades e a pessoa se sente perdida, se sente um nada sem esse trabalho. A realidade é essa”, acrescenta.

 

Outro lado

 

Sobre o caso, a Uber afirmou que não é de interesse da empresa bloquear ou banir motoristas da plataforma constantemente. Em nota, a empresa afirma que os motoristas parceiros são seus "clientes" e a perda desses colaboradores poderia acarretar um problema ecônomico. 

 

Por outro lado, a plataforma afirma que segue diversas diretrizes e políticas para manter o bom funcionamento do aplicativo e, caso algum motorista descumpra essas normas, é dever da Uber notificar e, caso necessário, desligar o motorista.

 

A Uber também negou a afirmação dos trabalhadores a respeito da falta de justificativa para os motoristas afastados da plataforma, alegando que, dependendo dos casos, o proprietário do perfil recebe diversos alertas sobre o comportamento que infringe as diretrizes da empresa. Como, por exemplo, o excesso de cancelamentos. 

 

Leia a nota na íntegra:

 

A Uber esclarece que os motoristas parceiros são clientes que contratam a tecnologia de intermediação de viagens oferecida pela empresa, por meio do aplicativo, pagando um valor por isso. Dessa forma, os parceiros são fundamentais para que a plataforma opere um sistema de intermediação de viagens dinâmico e flexível, tendo em vista a preservação do equilíbrio entre oferta e demanda. Logo, não é interessante economicamente para a empresa excluir indistintamente motoristas parceiros - pois são seus clientes. 

 

Todas as desativações de contas da Uber estão fundamentadas nas políticas e diretrizes da plataforma, como o Código da Comunidade Uber, que foi criado para que a experiência com o aplicativo seja sempre positiva, segura e respeitosa tanto para motoristas parceiros quanto para usuários. A desativação de contas de motoristas parceiros não acontece com frequência, e existem procedimentos para que seja solicitada revisão caso o parceiro entenda que houve alguma decisão equivocada.


É importante esclarecer que todos os motoristas parceiros passam previamente por uma checagem de apontamentos criminais, para, então, serem autorizados a dirigir utilizando o aplicativo, conforme determina a Lei Federal. Essa verificação é realizada por empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos para cadastramento na plataforma, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o País em busca de apontamentos de crimes que possam ter sido cometidos. Após o cadastro inicial, verificações adicionais são realizadas periodicamente para detectar a existência de eventuais novos apontamentos criminais. 

 

Práticas como o cancelamento excessivo de viagens, ou para fins de fraude, configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam identificadas, banir as contas envolvidas. Comportamentos como este prejudicam negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas, e, por outro, deixam os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação.

 

Por fim, não é verdadeira a afirmação de que motoristas parceiros não são comunicados dos motivos da desativação. Dependendo da natureza da desativação (como abuso no cancelamento de viagens, por exemplo), o parceiro recebe diversas mensagens alertando para os impactos de práticas que prejudicam toda a comunidade de usuários e motoristas, para que possam ser revistas, antes que sua conta seja desativada. Outros casos que podem levar à desativação imediata (como um incidente de segurança ou verificação de apontamento criminal) são comunicados na mensagem que é enviada ao parceiro na ocasião da desativação, para que possa apresentar pedido de revisão, caso seja de seu interesse.

 

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COMENTÁRIOS
17 Comentário(s).

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Carlos  31.05.22 09h51
Uma coisa é certa assim como tem passageiro,tem motoristas também que são incoerente com a receptividade,então se cancelam sempre as corridas e não tem um direcionamento profissional com o passageiro,tem que banir mesmo,passei por uma situação recente onde o pedi que o motorista seguisse o gps e ele me disse que não tinha obrigação de seguir gps não,aí perguntei então é pra enfeite,pq se vc não tem obrigação com o gps,seguisse o caminho que eu propor,o que vc não pode é seguir o seu caminho como quer sem ao menos me consultar,e assim seguiu com sua tese,então esse tel condições de trabalhar com clientes
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Thiago Cardoso de Oliveira   31.05.22 04h07
Ela me bloqueou sem deixa eu me defender!
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Ericson Cristino costa  30.05.22 22h14
Fui banido da plataforma com 100% na minha avaliação não entendi nada e hoje sinto no bolso trabalhava sério no Uber eats e não fui respeitado com essa desativação será que tem como ajuizar uma causa ?
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ANTONIO ORLANDO CAROLINO MESQUITA  30.05.22 21h11
A verdade é que a uber, nos submete a trabalho escravo. Nós incentiva a adquirir carros. Nós subtimando a até mesmo a aceitação de virar trapos nas mãos de "usuários" inescrupulosos, Muitos mau caráter e desonestos. Que mentem pra plataforma e causam o banimento de trabalhadores que muitas vezes tem até problemas de saúde por passar várias horas contado no banco de veículos dirigindo e sendo surrupiados. Devido às baixas taxas pagas a esses cidadãos Está mais que na hora de Alguém por isso em pratos limpos. Quando uma pessoa é banido de uma plataforma como essas não nos resta nada pedir forças a Deus, pois o Mundo está sendo escravo dos algoritmos, Más por trás destes algoritmos tem alguém muito sedento de lucros. Escravizando mais e mais. As plataformas não está nem aí pra o que um pai de família passa. Desdenha dagente, e faz perguntas do tipo" qual seu nível.de satisfação por trabalhar com agente." Tá de palhaçada.
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Luiz Carlos da Conceição Azevedo  30.05.22 18h59
Boa noite tenho seis meses trabalhando no aplicativo não entendo porque a Uber não prática a mesma orientação da 99 quando a corrida e dentro de uma comunidade a 99 informar que o embarque será em área de risco quando o destino do passageiro e dentro da área de risco ela também informa e não altera a taxa de cancelamento já a Uber só avisa depois que o motorista embarca o passageiro gerando um grande desconforto com o motorista e o passageiro gostaria de saber qual e esse propósito
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