Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
EM ALERTA
20.02.2024 | 08h18 Tamanho do texto A- A+

MT está perto de bater 5 mil casos de dengue só em 2024

Casos de chikungunya também chamam a atenção e já ultrapassaram mil confirmados no Estado

Reprodução

Melhor forma de prevenção é eliminar água parada, criadouro do mosquito

Melhor forma de prevenção é eliminar água parada, criadouro do mosquito

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

Em meio ao surto de dengue no Brasil, Mato Grosso já registrou até agora 4.973 casos prováveis da doença em 2024. Desse total, 3.381 já foram confirmados e 1.592 ainda são suspeitos.

 

Além disso, já são duas mortes confirmadas e outras duas mortes suspeitas estão em investigação no Estado. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde.

 

O Ministério divulgou na última sexta-feira (16) que o Brasil registrou 555.583 casos prováveis de dengue, com 94 mortes confirmadas.

 

Junto do surto de dengue, outra doença também apresenta crescimento e preocupa as autoridades: a chikungunya.

 

Neste ano, já foram registrados 1.048 casos em Mato Grosso. Ninguém morreu.

 

No último dia 9, a Prefeitura de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) decretou situação de emergência por conta do número de casos de dengue e chikungunya na cidade.

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, até o dia 8 de fevereiro a cidade já tinha 766 registros de dengue e 555 de chikungunya só em 2024.

 

Como se proteger

 

A dengue e a chikungunya são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater sua proliferação.

 

Eliminar possíveis locais de armazenamento de água, manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia são medidas importantes.

 

Além disso, colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água e manter as calhas limpas são recomendações dos especialistas, além do uso pessoal de repelente.

 

Quais os sintomas da dengue

 

Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

 

Se sentir qualquer um desses sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde e evite fazer o uso de medicamentos por conta própria.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

EDUARDO S  20.02.24 09h40
O povo tem que se lascar, porque sabemos a forma de combater para evitar a proliferação do mosquito da dengue, povo joga lixo, garrafas, copos, fazem tudo erado..parabens ao mosquito que está ganhando a guerra por causa de pesoas mal educadas...continuem jogando lixo nas ruas e nao tomando cuidado
4
0
Renato José Pompeu de Barros  20.02.24 08h32
Parabéns ao Midianews pelas informações de saúde publica, esperamos que a Globo e Uol mostre essa realidade ao país, bem como as medidas de prevenções a estancar essa epidemia.
5
0