Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
OITO MIL PÁGINAS
08.07.2024 | 17h25 Tamanho do texto A- A+

OAB-MT envia à Polícia representação de Nery contra advogado

Dez dias antes de ser assassinado, Renato Nery denunciou colega à Ordem dos Advogados do Brasil

Montagem

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, durante reunião com a Polícia Civil

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, durante reunião com a Polícia Civil

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB) ficou de encaminhar para a Polícia Civil, nesta segunda-feira (8), uma cópia da representação do advogado Renato Gomes Nery pedindo a abertura de um processo disciplinar contra o também advogado Antônio João de Carvalho Júnior. 

A diretoria da OAB já determinou o encaminhamento [da representação]. Hoje, teve uma reunião pessoal entre membros da OAB e a Polícia Civil

 

A informação foi confirmada ao MidiaNews pelo advogado Antônio Luiz Ferreira, vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem.

 

A representação, que contém 7.854 páginas entre introdução e anexos, foi protocolada no dia 26 de junho, dez dias antes de Nery ser assassinato com um tiro na cabeça em frente a seu escritório, em Cuiabá. 

 

A cópia da representação foi requisitada pelo delegado Bruno Abreu, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), responsável pela apuração do crime. 

 

“A diretoria da OAB-MT já determinou o encaminhamento [da representação]. Hoje, teve uma reunião pessoal entre membros da Ordem e a Polícia Civil, em que ficou acertado essa comunicação entre as instituições”, afirmou o advogado à reportagem.

 

A diretoria da OAB-MT criou uma comissão para acompanhar a investigação do caso na Polícia Civil. Fazem parte do grupo a advogada Regina de Oliveira Dessunte, presidente do Tribunal das Prerrogativas, o advogado Ussiel Tavares, membro honorário da Ordem, e o advogado Stalyn Paniago, conselheiro federal.

 

A representação

 

Na representação protocolada por Nery, morto aos 72 anos, foram citados outros advogados, entre eles o filho de um magistrado e um ex-secretário de Estado, além de um desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que teriam agido para prejudicá-lo. 

 

De modo detalhado, ele cita supostas manobras, feitas no curso da tramitação, pelos citados.

 

Em síntese, Nery acusou o advogado de se apropriar e negociar uma área que ele havia recebido como honorários de ações de reintegração de posse, na qual atuou por mais de trinta anos.

 

Segundo apurou o MidiaNews, a representação formalizada na OAB-MT é a principal linha de investigação da Polícia Civil referente ao assassinato.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Nery representou advogado 18 dias antes de ser assassinado

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia