Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025
VEJA OS VÍDEOS
05.08.2024 | 16h00 Tamanho do texto A- A+

Oito jacarés são resgatados de piscinas de pousada desativada

Animais teriam entrado na água e corriam risco de vida por estarem sem alimentação

Sema-MT

Um dos animais que foi resgatado; filhote estava fragilizado devido à falta de alimento

Um dos animais que foi resgatado; filhote estava fragilizado devido à falta de alimento

ANGÉLICA CALLEJAS
DA REDAÇÃO

Oito jacarés que estavam vivendo em piscinas de uma pousada desativada na rodovia Transpantaneira, em Poconé (103 km a sudoeste de Cuiabá), foram resgatados e devolvidos à natureza. A ação ocorreu na última quinta-feira (31).

 

Os adultos deram mais trabalho devido ao tamanho e peso, sendo necessário içar e puxar

A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) disponibilizou uma equipe multidisciplinar para realizar o resgate dos animais, que teriam chegado até o local por peregrinação. 

 

Eles tentaram aproveitar a água, mas a falta de alimento os colocou em risco de vida, por isso foi necessária a intervenção da Sema.

 

Para o resgate, um servidor do órgão, dois veterinários e um biólogo tiveram que traçar uma estratégia, porque a água onde os animais estavam era suja e não tinha visibilidade.

 

“Sem técnica, esse trabalho seria impossível. Todo ambiente foi analisado. O cambão [que utilizamos] fez a diferença por precisar imobilizar cada jacaré. Os adultos deram mais trabalho devido ao tamanho e peso, sendo necessário içar e puxar”, disse o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy.

 

Segundo o servidor, ainda foi preciso vendar os olhos dos animais devido ao estresse causado, que resulta no aumento da agressividade.

 

“O jacaré tem muita força no rabo que pode até derrubar uma pessoa e, se isso ocorrer, compromete toda operação de resgate e coloca nossa vida em risco”, acrescentou Waldo.

 

Após o sucesso do resgate, os oito animais, entre eles alguns ainda filhotes, foram soltos em uma lagoa no espaço da Ampara Silvestre, na rodovia Transpantaneira, onde serão monitorados. 

 

A médica veterinária Caroline Machado, que auxiliou no processo, disse que um dos filhotes precisou ser medicado com um complexo vitamínico, porque estava magro e apático. 

 

Conforme a Sema, devido à falta de visibilidade, não foi possível precisar quantos animais estavam nas piscinas. 

 

Para isso, foi solicitado ao responsável do espaço que bombeasse a água, e uma nova operação será feita no local para retirar os jacarés que ficaram.

 

Veja os vídeos:

 

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Sema-MT

RESGATE JACARES

Sema-MT

RESGATE JACARES




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia