O período de chuvas intensas exige atenção redobrada da população especialmente no uso correto das redes de drenagem e esgoto. Nesta época do ano, o que parece apenas um papel jogado na rua ou um ralo ligado de forma inadequada pode se transformar em transtornos que afetam toda a cidade. Com esse cenário, a Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, reforça a importância do uso correto das redes de saneamento principalmente diante do período chuvoso.
O coordenador de manutenção da Águas Cuiabá, Diego Belgone, explica que cada sistema de saneamento foi projetado para uma finalidade específica. “A drenagem é destinada exclusivamente à água da chuva. Ela recebe a água de telhados, calhas e ralos externos, conduzindo esse volume para córregos e rios. Já a rede de esgoto recebe apenas os efluentes domésticos, que são encaminhados para as estações de tratamento”, explica.
E como identificar? nas ruas, a rede de drenagem pluvial pode ser reconhecida pelas bocas de lobo – aquelas grelhas de ferro ou concreto que ficam no chão para captar a água da chuva. Essa rede é composta por manilhas, tubulações de concreto maiores, projetadas para escoar grandes volumes de água. Esse sistema em Cuiabá é gerenciado pela Prefeitura Municipal.
Já a rede de esgoto, operada pela concessionária, está conectada diretamente às casas por meio do Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) com tubulações menores, de plástico PVC. Durante o trajeto até o tratamento, os poços de visita – estruturas circulares com tampas metálicas visíveis nas ruas – permitem acesso para inspeção e manutenção.
Belgone reforça que o uso inadequado das redes gera uma série de transtornos para a cidade e para o meio ambiente, que se intensificam durante o período chuvoso. “Quando a água da chuva entra na rede de esgoto, ocorre uma sobrecarga do sistema, dificultando o escoamento e aumentando o risco de extravasamentos. É comum, nessa época do ano, por exemplo, recebermos demandas relacionadas ao retorno de esgoto para as residências, e na maioria das vezes está ligado a conexões incorretas”, destaca.
Interligue Já! - Assim que a rede coletora chega nos bairros, é a vez de cada morador fazer a sua conexão com a rede. A ligação consiste em conduzir o esgoto produzido dentro do imóvel, passando pela calçada, até a caixa de inspeção disponibilizada pela Águas Cuiabá em frente ao domicílio, permitindo que todo o efluente seja corretamente coletado e tratado. Para a execução do serviço, o morador deve contratar um profissional de confiança e, em caso de dúvidas, pode entrar em contato com a concessionária para receber orientações técnicas.
As informações estão disponíveis por meio dos canais de atendimento: CallCenter 0800 646 6115 (ligação gratuita) e WhatsApp (65) 9 9276-6008 e nas lojas de atendimentos presenciais:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|