Cuiabá, Segunda-Feira, 14 de Julho de 2025
INVESTIGAÇÕES
03.06.2017 | 08h35 Tamanho do texto A- A+

Politec suspende realização de exames por falta de materiais

Já há um ano o de alcoolemia não é realizado; problema afeta andamento de inquéritos policiais

Reprodução

Politec suspendeu realização de exames de perícia por falta de materiais

Politec suspendeu realização de exames de perícia por falta de materiais

VINICIUS MENDES
DA REDAÇÃO

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) suspendeu, por falta de materiais, a realização dos exames de alcoolemia, toxicológico geral e pesquisa de veneno, utilizados em investigações de suspeitas de envenenamento, intoxicação, overdose de drogas e acidentes de trânsito.

 

Segundo a Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense da Politec, faltam materiais consumíveis, como seringas e frascos onde se armazenam os materiais, e também gases, utilizados no carregamento das amostras durante os exames.

 

A falta dos materiais, no entanto, não está relacionada à escassez de recursos, garante a Politec, mas sim à dificuldade na aquisição deles, relacionada a problemas de documentação das empresas que vendem ou também na inexistência de interessados em vender para o Estado.

 

De acordo com a Politec, o exame de alcoolemia não é realizado há um ano, já o toxicológico geral e o de pesquisa de veneno não são feitos há seis meses.

 

O órgão disse que a falta de materiais prejudica o andamento destes trabalhos.

 

A diretoria da instituição enviou uma nota explicando a falta dos utensílios e informando sobre os processos de aquisição.

 

A Politec informou que um pregão já foi realizado, mas nada foi acertado.

 

"Um pregão para aquisição dos consumíveis foi marcado no início do mês para a reposição dos gases, porém foi deserto pela falta de empresas fornecedoras interessadas", diz trecho da nota.

 

 

O órgão ainda informou que dois novos processos de compras foram reabertos e estão em andamento na Secretaria de Estado de Segurança Pública.

 

A previsão é que a licitação seja marcada para a semana que vem.

 

Leia a íntegra da nota:

 

"A Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense informa que os exames de alcoolemia e toxicológico geral, que realiza a dosagem alcoólica sanguínea (alcoolemia) e a pesquisa de veneno, respectivamente, estão suspensos devido à falta de consumíveis e gases responsáveis pelo funcionamento do equipamento CG-FID e GG-EM.

 

A Diretoria da Politec solicitou no mês passado um adiantamento para a manutenção emergencial do equipamento, após um vazamento de gases em sua tubulação, e este problema já foi solucionado.

 

Um pregão para aquisição dos consumíveis foi marcado no início do mês para a reposição dos gases, porém foi deserto pela falta de empresas fornecedoras interessadas.

 

Dois novos processos de compras foram reabertos e estão em andamento na Secretaria de Estado de Segurança Pública. A previsão é que a licitação seja marcada para a semana que vem.

  

Consumíveis referem-se a produtos descartáveis como frascos onde se armazenam os materiais e seringas, além de reagentes de extração. Já os gases atuam no carregamento das amostras durante os exames."

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia