A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta terça-feira (11) a avaliação nutricional de estudantes matriculados em creches e escolas públicas. No total, 3.567 crianças foram atendidas neste ano. As políticas de segurança alimentar na rede pública de ensino atendem a uma das determinações do prefeito Abilio Brunini.
Nos períodos matutino e vespertino, crianças matriculadas na Escola Tereza Lobo, localizada no bairro Dom Aquino, tiveram o IMC (Índice de Massa Corporal) medido pelo nutricionista Vinicius Martin e por três estagiárias da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) que integram a Coordenadoria de Nutrição Escolar, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME).
Os resultados serão entregues à direção escolar, que será responsável por comunicar aos pais ou responsáveis a avaliação nutricional.
A coordenadora de Alimentação Escolar, Dryeli Sthefani Minas Novas, explica que esse trabalho é essencial para garantir a execução de um plano nutricional que assegure a segurança alimentar, um dos direitos das crianças e adolescentes garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Essa atividade de medir o IMC das crianças é justamente para auxiliar na identificação daqueles que apresentam desvios no estado nutricional. São exemplos crianças com desnutrição, excesso de peso ou obesidade. A partir dessa identificação, enquanto setor responsável pela alimentação dos alunos, realizamos ações que podem minimizar esses problemas, como planejar e melhorar os cardápios escolares e promover atividades de educação alimentar”, explica.
Se, eventualmente, alguma criança for identificada com problemas nutricionais decorrentes de insegurança alimentar, a equipe de nutricionistas recomenda hábitos de alimentação saudável, incentivando o consumo de frutas e hortaliças e, quando necessário, encaminhando para atendimento na rede pública de saúde.
“Tudo isso favorece a promoção da saúde e do aprendizado, já que crianças bem nutridas têm melhor desempenho escolar, concentração e frequência. Assim, a avaliação nutricional permite que a Prefeitura de Cuiabá realize intervenções precoces, prevenindo doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida das crianças”, conclui a coordenadora de Alimentação Escolar, Dryeli Sthefani.
Ao longo de 2025, foram atendidas crianças das escolas Caic Francisca de Arruda, Constança Figueiredo Palma, Irmã Maria Betty, Joana D’Arc, Quintino Freitas, São Sebastião, Tereza Benguela e Vereador Paulo, além dos Centros Municipais de Educação Infantil Auro Ida e Leonel Brizola.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|