Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Dezembro de 2025
EM CUIABÁ
28.02.2015 | 08h23 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura inicia estudos para a melhoria no transporte público

O objetivo é construir de políticas públicas de mobilidade urbana

MidiaNews

Prefeitura inicia estudos para a melhoria no transporte público

Prefeitura inicia estudos para a melhoria no transporte público

DA REDAÇÃO
A Prefeitura de Cuiabá reuniu na sexta-feira (27) entidades públicas e civis para dar início às discussões de melhoria no transporte público da Capital. A reunião foi a primeira com a participação da Associação Nacional dos Transportes Públicos, que está instalando um núcleo de trabalho em Mato Grosso.

“Estamos encabeçando estas discussões junto com a ANTP, com o objetivo de buscar a construção de políticas públicas que nos auxiliem a melhorar o transporte público em Cuiabá. Nossa intenção é somar os esforços e acredito que a união das entidades civis e públicas possa gerar frutos que beneficiem a mobilidade urbana de nossa cidade”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

O coordenador da ANTP, Antenor Pinheiro, esclareceu que o objetivo da instituição é criar um núcleo com sede em Cuiabá para compor o Conselho Diretor da Regional Centro Oeste, que reúne também os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

“O núcleo deverá ser composto por até cinco membros, que ficarão responsáveis pelas discussões no Estado. Assim como a organização de meios de divulgação dos trabalhos e de fóruns e palestras que nos ajudem a pensar de forma coletiva na mobilidade urbana”, explicou Pinheiro.

Ele acrescentou que o mote principal do órgão é buscar políticas públicas que “resgatem as cidades para as pessoas e não que sirvam apenas como meios de passagem”. “Vemos muitos exemplos de cidades, na América Latina mesmo, que conseguiram mudar o conceito que os habitantes tinham do trânsito e transporte e hoje pensam a mobilidade urbana como um todo, englobando os diversos atores, como veículos, pedestres e ciclistas”, comentou.

Participaram da reunião representantes da AMTU, Secretarias Municipais de Assistência Social e de Ordem Pública, UFMT, Ager-MT, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Ucamb, Detran-MT, Fetramar, Sindicatos dos Motoristas de Cuiabá, Associação dos Usuários do Transporte Público, Sintax, Associação dos Moto-taxistas e Sest/Senat.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Agilson Magalhães  01.03.15 20h36
Primeiro esse prefeito de Cuiabá e o Governador de MT tem que terminar a obra do VLT completa depois pensar em resolver o transporte urbano coletivo o e eu que votei nesses dois políticos o primeiro já arrependi de ter votado pior do que Galindo o outro só reclama e procura erros e não faz nada tem que terminar o que já esta começado e o errado passar para o ministério Publico investigar.
0
0
Ademir  01.03.15 09h09
Mais estudos, estudos, estudos, quando depois de anos na prefeitura sr. Mauro Mendes fará algo concreto, aumentou várias vezes a passagem, e os ônibus continuam carroças, sem ar condicionado, com goteiras, velhos, sujos, até quando sr. prefeito, até quando vai acordar e realmente trabalhar!!
0
0
João  28.02.15 21h27
Discutir mobilidade urbana e transporte público em Cuiabá com a possibilidade de exclusão do VLT é piada de mal gosto. Não há mais o que discutir com relação a viabilidade de implantação do VLT. Aqueles que defendem o BRT na altura dos acontecimentos, sem dúvida alguma defende interesses escusos. Não ao retrocesso Cuiabá.
1
0
Anderson  28.02.15 17h21
Olha o MM abrindo a porta dos fundos pra sair da prefeitura... Senhor prefeito, seu governo é lastimável e em nada difere de governos anteriores, aliás, de diferente só alguém achando que o público é igual ao privado e enfiando os pés pelas mãos. Após mais de 26 meses de governo, você não mostrou a que veio e agora, vangloria-se de colocar um alguém que defenda a indústria poluidora e retrógrada do diesel, pneus e ônibus? Alguém que publicamente já opinou contra o modal adotado pela cidade? Povo, essa é mais uma pessoa a todos os dias estampar os jornais reclamando e acusando sem no entanto mostrar soluções que não venham de encontro a seus interesses. Parabéns MM, já pode pendurar com toda pompa, seu retrato junto aos ex-gestores de Cuiabá, afinal, em nada se diferencia. Compramos promessas e estamos colhendo incompetência...
0
0
Sampaio  28.02.15 16h49
Nem precisa de pesquisa pra isso né é que precisa melhorar a frota e aumentar ......
0
0