Cuiabá, Segunda-Feira, 7 de Julho de 2025
PARQUE DAS ÁGUAS
30.03.2017 | 11h10 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura notifica órgãos públicos que despejam esgoto em lagoa

As irregularidades foram identificadas pela “força-tarefa” que examinou a origem dos dejetos

Marcus Mesquita/MidiaNews

O esgoto que cai na Lagoa Paiaguás, no Parque das Águas

O esgoto que cai na Lagoa Paiaguás, no Parque das Águas

ÉRIKA OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá vai notificar, até sexta-feira (31), pelo menos 16 órgãos públicos que seriam responsáveis por despejar esgoto na Lagoa Paiaguás, no Parque das Águas.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a ação é resultado da força-tarefa iniciada em fevereiro, que examinou pontos específicos de coleta de esgoto que saem dos prédios das secretarias estaduais, no Centro Político Administrativo.

 

“Basicamente são secretarias de Estado, o Incra, o Iomat, enfim, aqueles prédios que estão no entorno do Palácio Paiaguás. Nós estamos tentando um entendimento para que esses órgãos deem um destino adequado a esse esgoto”, disse o secretário José Roberto Stopa.

 

No Parque das Águas, há quatro emissários que despejam esgoto na Lagoa Paiaguás. Na época em que a “caçada” foi determinada, a Prefeitura havia conseguido identificar a origem de apenas três destes emissários, que já estão despoluídos.

 

“É apenas um procedimento administrativo num primeiro momento, porque nós acreditamos que a situação será resolvida o mais breve possível”, afirmou Stopa.

 

“Nós entramos agora em uma segunda fase da força-tarefa. Obviamente que, se não houver um bom senso, nós vamos ter que tomar outras providências, porque o Parque é de toda a população e não tem sentido as pessoas visitarem o local e conviverem com aquele mau cheiro”, completou.

O Parque é de toda a população e não tem sentido as pessoas visitarem o local e conviverem com aquele mau cheiro

 

Segundo o gerente comercial da CAB, Cley Roberto, responsável por coordenar a força-tarefa, em 2008 – quando o serviço de água e esgoto ainda era responsabilidade da Prefeitura -, a Sanecap realizou a construção de toda a rede coletora do Centro Político.

 

No entanto, ao longo dos anos, o Governo do Estado teria realizado obras nos prédios das secretarias sem o devido cuidado na hora de interligar os sistemas de coleta de água e de dejetos.

 

Para Cley Roberto, além de estrutural, este trabalho, que envolveu as secretarias de Serviços Urbanos, de Ordem Pública, de Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente, precisa tratar também questões educativas.

 

“Hoje, a cultura ainda é de interligar o esgoto nas redes de drenagem e galerias pluviais, o que causa transtorno pra todo mundo. Esse trabalho requer bom senso”.

 

Leia mais:

 

Prefeitura inicia “caçada” a origem de esgoto que cai em parque

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Vitória  31.03.17 14h11
Parabéns pela atitude da prefeitura!!
1
0
Adelmar Sena  30.03.17 14h35
Que falta de vergonha na cara. É esse o exemplo que os próprios órgãos públicos dão. Mandem retirar o esgoto urgente. Onde já se viu isso!!!!
22
1