Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
RETORNO NA SEGUNDA
01.07.2024 | 16h37 Tamanho do texto A- A+

Professores da UFMT encerram greve após 40 dias parados

Decisão de voltar ao trabalho foi tomada em assembleia geral realizada nesta segunda-feira em Cuiabá

Reprodução/Adufmat

Professores em Assembleia nesta segunda (1°)

Professores em Assembleia nesta segunda (1°)

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

Os professores da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) decidiram pelo encerramento da greve na instituição. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (1°) pela Adufmat (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso), em Cuiabá.

 

A votação foi favorável por contraste, ou seja, por ampla maioria evidente. Os docentes estipularam a volta às aulas para a próxima segunda (8), mas a decisão final fica para a gestão superior da universidade.

 

Na UFMT, a greve havia sido aprovada em assembleia em 17 de maio e começou logo na semana seguinte, totalizando cerca de 40 dias de paralisação. A decisão afetou milhares de alunos em todos os campi do Estado, que haviam acabado de iniciar o semestre letivo.

 

O Comando Nacional de Greve do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior) já havia assinado o acordo com o Governo Federal na quarta (26).

 

A maioria indicou ao comando a saída unificada da paralisação nacional, que deveria acontecer entre 26 de junho e 3 de julho. Uma das conquistas da categoria foi a elevação dos valores de reajuste incorporados pelo governo e o valor salarial para ingressantes na carreira docente.

 

Os trabalhadores técnico-administrativos, que também estavam parados, aceitaram na última quinta-feira (27) um termo de acordo proposto pelo Governo Federal e devem retornar às atividades nesta terça (2). Os técnicos ficaram ao todo 105 dias de greve.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia