Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
INCLUSÃO
29.07.2025 | 09h12 Tamanho do texto A- A+

Professores são qualificados para aprendizagem de estudantes surdos

O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado no bairro Bandeirantes, em Cuiabá

Rennan Oliveira

Ilustração

DA REDAÇÃO

Professores vinculados a Prefeitura de Cuiabá que dão aulas aos 21 estudantes surdos da rede pública municipal participaram na última semana de um curso de formação de ensino da Língua Portuguesa para estudantes surdos, incluindo ainda o aprendizado de libras nas séries iniciais.

 

O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado no bairro Bandeirantes, em Cuiabá. 

 

“Foi um debate a respeito das políticas públicas para a inclusão de necessidades específicas promovendo a participação plena. A inclusão no processo de aprendizagem é um compromisso da gestão atual. E, a qualificação é sempre necessária”, comenta a coordenadora de Educação Especial, Neuraides Ribeiro. 

 

A palestrante foi a professora Dra. Sebastiana Almeida Souza, professora do curso de Departamento de Letras da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), disciplina de Libras - professora do curso de letras-libras -licenciatura. Ela ressaltou a importância de debater o tema com professores do Ensino Fundamental. 

 

“É muito importante porque, primeiro, estamos trabalhando a questão da inclusão de forma geral. O conhecimento para o estudante surdo é trabalhado através de uma educação bilingue. Ou seja, nós discutimos a metodologia de como trabalhar as libras neste processo de ensino nas escolas. Esse processo que permite a essas crianças o pleno processo de leitura e compreensão, posteriormente, permite chegar numa universidade com uma leitura mais completa e efetiva”, destaca.

 

O ensino de Libras é fundamental para a inclusão social e educacional de pessoas surdas, e o ensino de Português para surdos deve considerar a Libras como primeira língua (L1), utilizando-a como base para o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).

 

Atualmente, Cuiabá tem 70 salas multifuncionais em EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica). Outras onze estão previstas para começarem no segundo semestre.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia