Cuiabá, Domingo, 14 de Dezembro de 2025
ARTE EM MOVIMENTO
26.09.2013 | 09h10 Tamanho do texto A- A+

Ruas de Cuiabá viram galeria de arte com ônibus adesivados com obras de arte

Ônibus do transporte coletivo receberam adesivos com obras de artistas plásticos

Assessoria

Projeto visa incentivar os artistas locais

Projeto visa incentivar os artistas locais

DA REDAÇÃO
As ruas de Cuiabá vão se transformar em uma grande galeria de arte a partir desta semana. Quarenta ônibus do transporte coletivo receberam adesivos com obras de artistas plásticos locais e vão levar cor e cultura para quem está no trânsito. A arte de Clóvis Irigaray, Elias de Paula, José Pereira, Vicente de Paula, Zeilton Mattos, Adir Sodré e Babu 78 vão poder ser apreciadas pelos cuiabanos em qualquer local e horário.

O projeto apropria-se das latarias dos ônibus para promover o acesso da população à arte. “Além de levar a cultura para as ruas, a iniciativa promove o reconhecimento dos nossos artistas”, destacou o governador Silval Barbosa, durante o lançamento do projeto, nesta quarta-feira (25), no Palácio Paiaguás.

Para a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, o Arte em Movimento é a oportunidade para a “população conhecer os artistas locais”. Entre eles está Babu 78, que tem grafites espalhados em diferentes pontos de Cuiabá. Ele conta que grafitar em suportes móveis faz parte da história desta arte, a começar pelos metrôs de Nova York, na década de 70. Nos ônibus de Cuiabá, o artista vai mostrar um pouco sobre duas séries com as quais está trabalhando atualmente: “Pedaços” e “Pessoas estranhas que falam de amor”. “O fato do grafite estar nas ruas já é uma manifestação política, mas cada um vai interpretar de uma maneira própria cada um dos desenhos”.

E vem muito mais por aí. A segunda etapa do projeto vai levar poesia para dia-a-dia de quem utiliza o transporte público na região metropolitana. Textos de poetas e escritores regionais vão ser adesivados no interior dos ônibus. Esta é uma maneira de divulgar a produção literária mato-grossense e estimular a leitura. “Cada ônibus fica, em média, 16 horas na rua, então vai ser uma grande galeria de portas abertas. É a oportunidade de levar cultura para quem muitas vezes não tem tempo de ir a uma exposição”, defendeu o presidente da Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Eduardo Cardoso  26.09.13 15h21
Silval, sugiro também decorar os ônibus com mais espaço para os passageiros, ar condicionado e cobrador. Essa decoração interna agradaria não somente os olhos de quem está do lado de fora dos veículos...
12
0
Rafaela R.  26.09.13 14h06
Muito boa a iniciativa por envolver cultura cuiabana! Mas...Porque não investiu em ar condicionado nos ônibus??? Pois nesse calor de Cuiabá é necessidade
11
0
Renato  26.09.13 11h16
A ideia e boa mais precisa melhorar a qualidade do transporte publico.
12
1
Julia  26.09.13 10h24
A iniciativa é interessante mas a qualidade do material utilizado para a adesivagem dos ônibus deixou muito a desejar, tive que olhar de longe para poder entender qual obra era, pois visto do ponto de ônibus aparece apenas um borrão.
10
1
Gettúlio  26.09.13 10h22
Gettúlio, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas