Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
AULAS HÍBRIDAS
10.08.2021 | 16h49 Tamanho do texto A- A+

Sintep diz que 11 escolas registraram casos de Covid em MT

Secretaria Estadual de Educação diz que unidades devem seguir plano de contingência

Arquivo

Pelo menos três escolas já suspenderam as aulas, conforme o Sintep

Pelo menos três escolas já suspenderam as aulas, conforme o Sintep

BRUNA BARBOSA
DA REDAÇÃO

Desde a retomada das aulas na modalidade híbrida na rede pública em Mato Grosso, pelo menos 11 escolas registraram casos de Covid-19 em alunos e funcionários. 

 

A informação foi repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

 

Em Cuiabá, a Escola Estadual Souza Bandeira, na Avenida Fernando Corrêa, e a Professora Paciana Torres de Santana, no Bairro Residencial Coxipó, registraram casos da doença. 

 

Na primeira unidade, foram dois registros. Enquanto na outra, há uma confirmação e uma suspeita. 

 

Em Várzea Grande, três unidades notificaram casos de Covid-19. 

 

Na Escola Estadual Professora Marlene Marques de Barros, as aulas foram suspensas até quarta-feira (11), após dois alunos e uma servidora testarem positivo. 

 

Já no Centro Municipal de Educação Infantil Wilson Sodré Farias, apesar de casos confirmados, a gestão não realizou a suspensão, de acordo com o Sintep. 

 

Na Escola Estadual Jaiminho, três professores testaram positivo. As aulas foram suspensas por dois dias. 

 

As outras unidades com casos estão em cidades do interior.

  

Orientações da Seduc 

 

A secretaria estadual de Educação (Seduc) reforçou que o plano de contingência, elaborado junto com a secretaria estadual de Saúde (SES), prevê que a escola deve dividir as turmas em bolhas de relacionamento. 

 

Quando algum aluno ou professor de uma das bolhas contrair o vírus ou estiver em contato com alguém infectado, toda a bolha deve entrar em quarentena (tempo médio de 14 dias) pelo período recomendado nos protocolos vigentes.

 

No caso de alunos que apresentem algum sintoma dentro das dependências escolares, os pais/responsáveis deverão ser informados e os mesmos deverão ser encaminhados para a unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação e monitoramento.

 

Para os profissionais, recomenda-se que nos casos em que os sintomas se apresentem no ambiente escolar, também procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

  

De acordo com a Seduc, áreas de isolamento foram criadas em todas as unidades escolares. 

 

Nesses locais, aqueles que estiverem com sintomas da doença dentro das escolas podem permanecer isolados.

 

Se os sintomas da doença se iniciarem em casa, antes dos alunos ou profissionais se dirigirem às escolas, estes deverão comunicar a direção das escolas e serem orientados a procurar uma unidade de saúde para avaliação, devendo manter o isolamento domiciliar conforme recomendação médica. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Joao  11.08.21 08h18
Porque o SINTEP não fala c alunos e professores evitar aglomerações fora sala de aula,condenam o retorno às aulas, mas são esses que não saem dos bares se infectam e não querem estudar nem trabalhar, essa pandemia tá sendo ótima desculpa para vários alunos e professores que não querem trabalhar, não generalizando, mas conheço muitos que qdo fala retorno às aulas entram com atestado médico.
10
5
maria José  11.08.21 07h54
Se testou positivo o protocolo é afastar e realizar a limpeza do ambiente. É assim no meu trabalho!!! Nao vejo motivo nenhum para tanto alarme!!! Lembrando que professor não vive só na escola e não é só aluno que transmite o vírus.
12
5
Joao  10.08.21 23h03
Todos estabelecimentos comerciais tiveram casos... Repartições, empresas, escolas privadas etc... Vamos fechar tudo?
10
5
Joao  10.08.21 20h47
Mal começaram as aulas e já pegaram Covid? Estranho essa história, estão levando Covid da rua para dentro das escolas, pq o tempo não deu pra contaminar de imediato.
10
6