Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
VISITA EXÓTICA; VEJA
18.10.2022 | 11h18 Tamanho do texto A- A+

Tamanduá é filmado passeando pelas ruas de Chapada

Segundo o autor do vídeo, o animal tem sido visto pela cidade há pelo menos 4 meses

Reprodução

Tamanduá-bandeira caminhando por bairro de Chapada dos Guimarães

Tamanduá-bandeira caminhando por bairro de Chapada dos Guimarães

ANGÉLICA CALLEJAS
DA REDAÇÃO

Um tamanduá-bandeira foi filmado na noite dessa segunda-feira (18) passeando pelas ruas de Chapada dos Guimarães (64 km ao nordeste de Cuiabá).

 

O cuiabano Gallo Marinho, que fez o vídeo do animal, é um frequentador assíduo da cidade turística, e contou que é comum ver o animal pela região no período da noite.

 

“Já tem uns três, quatro meses que ele anda por ali. Já foi visto na pista, onde tem aqueles condomínios na saída de Campo Verde. É até perigoso ser atropelado. Ele é um animal muito lento, só corre mesmo quando ouve latido de cachorro”, disse.

 

“Ele vem dos paredões de Chapada, dos mirantes. Mora naquela região ali. Ele passeia, procura comida e volta para o habitat dele”.

 

Pelo vídeo, é possível ouvir o latido de vários cães à medida que o tamanduá passa em frente ao portão das casas. Em dado momento, ele acelera o passo, atravessa uma rua e corre para longe.

 

O animal 

 

Marinho relatou que o animal é sempre visto sozinho e, de fato, o tamanduá não tem costume de viver em grupos. Geralmente só andam em pares na época reprodutiva, ou quando há algum filhote.

 

O tamanduá-bandeira é considerado um animal de grande porte, podendo chegar a até 40 kg. Ele alimenta-se de cupins e formigas e possui garras fortes e afiadas para escavar cupinzeiros e formigueiros.

 

Quando se sente ameaçado, o animal pode atacar. Quando acontece isso, ele senta-se sobre as patas traseiras e abre os braços, que têm longas garras em suas extremidades. 

 

Conhecido como “abraço do tamanduá”, essa característica conferiu fama de perigoso ao animal, mas ele tem comportamento pacífico.

 

Apesar da curiosidade em ver um animal exótico andando pela cidade, é preciso cautela e deve ser evitado se aproximar deles.

 

Veja o vídeo:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

João da Costa   19.10.22 16h23
Resultado do desmatamento sem controle, em Cuiabá são os jacarés, sucuris, capivaras, cobras e etc, isso só vai parar assim que alguém for atacado e morto por algum desses animais.
0
0
Maria  18.10.22 14h34
Espero que os vários cachorros que ficam soltos pela cidade não o ataquem.
4
0
Luzia  18.10.22 13h04
lindo
3
0