Cuiabá, Sábado, 18 de Outubro de 2025
AVALIAÇÃO NACIONAL
13.11.2023 | 09h13 Tamanho do texto A- A+

UFMT cai e Unemat sobe no ranking das universidades; veja

O Ranking Universitário Folha é uma análise anual das universidades em funcionamento do País

Reprodução

Campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá

Campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

Melhor instituição de ensino superior do Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso é a 37ª colocada no Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, divulgado nesta segunda-feira (13). 

  

A Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) está em 108°, a Unic (Universidade de Cuiabá) em 145° e a UFR (Universidade Federal de Rondonópolis) na posição 202°.

 

O ranking completo pode ser acessado AQUI

 

Em relação ao último RUF, feito em 2019, a UFMT caiu quatro posições no ranking geral, de 33° para 37°. Já a Unemat melhorou e subiu 13 posições, indo de 121° para 108°.

 

A Unic subiu quatro posições, de 149º no último RUF para 145º no mais recente. Quem debutou na lista foi a UFR, que ganhou autonomia e se desmembrou da UFMT em 2018 e por isso não aparecia ainda na lista de 2019.

 

A UFR ficou na posição de número 202 entre as 203 universidades avaliadas no país.

 

O RUF

 

O ranking é realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e traz uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e de mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no País.

 

Ao todo são avaliadas mais de 2.200 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A divulgação do ranking acontece desde 2012 e a última edição havia sido em 2019.

 

Na classificação são levados em conta os quesitos Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização, rendendo uma nota final para as instituições. As primeiras colocadas da lista deste ano são a USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

ROBERTO RIVA ELIS DE FIGUEIRED  13.11.23 19h45
Com o sucateamento imposto nesses últimos anos a UFMT ainda é a referência, queira ou não.
10
6
Anderson  13.11.23 18h25
A UFMT está entre as 40 primeiras, mas ainda está aquém das necessidades de MT: há poucos campi no interior e precisa focar mais em pesquisa, infraestrutura fisica. Esperar pelo governo não é suficiente, algumas mudanças na gestão são necessárias.
14
2
Everton  13.11.23 16h06
Mesmo com uma avaliação pior que a última, a UFMT é de longe a melhor e com recursos escassos. Ah mas caiu de 34 para 37 lugar (Fonte: Midianews), ora, é preciso verificar o nível de investimento que a universidade tem atualmente. Fácil falar, difícil é ver o que é a atual realidade financeira da UFMT hoje. Sendo que o governo federal toda vez para fazer o ajuste fiscal do ano corta prioritariamente os recursos da educação nesse país. Sobre o ativismo, é uma minoria e que não influencia em nada o aluno, só diz que influencia que nunca fez UFMT ou não tem discernimento próprio (aí fica difícil em qualquer situação na vida).
26
10
Márcio  13.11.23 12h23
Os professores da UFMT tem que parar com o ativismo político de esquerda e começar a dedicar ao ensino, a transmissão de conhecimento. Agora, se quiserem continuar com o ativismo, brevemente, fechará as portas.
41
45