Cuiabá, Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025
ALVOS DE OPERAÇÃO
28.05.2025 | 14h08 Tamanho do texto A- A+

Arsenal listado por grupo inclui fuzil, lança-rojão e mina explosiva

Eles foram alvos da 7ª fase da Operação Sisamnes, deflagrada nesta quarta-feira pela PF

Victor Ostetti/MidiaNews

A operação foi deflagrada nesta quarta-feira por policiais federais

A operação foi deflagrada nesta quarta-feira por policiais federais

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

A organização criminosa que se intitulava Comando C4 (Caça aos Comunistas, Corruptos e Criminosos) comprou, ou ao menos previu a compra, de um arsenal para “prestar” serviços de espionagem e assassinato de civis e autoridades, como políticos e ministros do STF.


O material consta em uma espécie de checklist encontrado pela Polícia Federal no âmbito da 7ª fase da Operação Sisamnes, que investiga a execução do advogado Roberto Zampieri, em Cuiabá. A Polícia não informou se o material chegou a ser adquirido pelo grupo.

 

No tópico “material/equipamento”, a categoria “A” lista armamentos e munições como fuzil de sniper com silenciador, pistolas com silenciador (em rodízio nas operações), lança-rojão tipo AT-34 de ombro, minas magnéticas e explosivos com detonação remota, além de fuzis lançadores de dardos.

 

Os fuzis de sniper são armas de precisão usadas por atiradores de elite, os snipers, que geralmente possuem luneta e capacidade de abater o alvo a longas distâncias. Muitas vezes não é possível detectar a localização do atirador, e o uso de silenciadores reduz o ruído, dificultando ainda mais a identificação da origem do disparo.

 

As pistolas com silenciador são armas de porte menor, mais fáceis de esconder e manusear. Já a descrição “rodízio nas operações” pode indicar que os armamentos seriam compartilhados entre os membros do grupo conforme a missão.

 

No caso dos silenciadores nas pistolas, existe a possibilidade de realizar ataques em ambientes urbanos sem chamar muita atenção.

 

O lança-rojão descrito na lista é um armamento de alto impacto, antitanque e portátil, lançado do ombro, capaz de destruir veículos blindados ou estruturas, podendo causar mortes em massa ou explosões graves.

 

As minas magnéticas se prendem a superfícies metálicas e detonam por proximidade ou controle remoto. Já os explosivos com detonação remota permitem o acionamento à distância, geralmente por rádio ou celular.

 

Os fuzis lançadores de dardos, por sua vez, são armas geralmente usadas para sedar ou capturar animais, com munições não letais.

 

Na categoria “B” da lista, estão veículos, com a especificação de cinco Doblòs usados - com a observação “permite sniper móvel” -, além de cinco carros pequenos e placas frias.

 

Na categoria “C”, o grupo cita rastreadores veiculares e telefones satelitais com rede de comando.

 

Operação Sisamnes

 

O documento embasou a deflagração da 7ª fase da operação, que visa investigar os possíveis mandantes e eventuais coautores o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, em Cuiabá. 

 

Durante a apuração, milhares de conversas com o lobista mato-grossense Andreson de Oliveira Gonçalves foram encontradas no celular da vítima, indicando um suposto esquema de venda de sentenças judiciais.

 

A Operação Sisamnes apura a prática de crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

 

Veja os itens listados: 

 

3. MATERIAL / EQUIPAMENTO

 

A. ARMAMENTO MUN/TIRO

 

  • 05 FUZIS DE SNIPPER C/ SILENCIADOR

  • 15 PST C/ SILENCIADOR (RODÍZIO NAS OPERAÇÕES)

  • MUNIÇÃO

  • LANÇA ROJÃO TIPO AT 34 DE OMBRO

  • MINAS MAGNÉTICAS E EXPLOSIVOS COM DETONAÇÃO REMOTA

  • 02 FUZIS LANÇADORES DE DARDOS (TIPO CAPTURA DE ANIMAIS)

B. EQUIPAMENTOS / CARROS

 

  • 05 VEÍCULOS DOBLÒ (USADOS) – PERMITE SNIPPER MÓVEL

  • 05 CARROS PEQUENOS / MÉDIOS (USADOS)

  • PLACAS FRIAS 

C. COMUNICAÇÕES / DIVERSOS

 

RASTREADORES VEICULARES

 

TELEFONES SATELITAIS (05 – REDE DE COMANDO)

 

Veja: 

 

PF: grupo tinha tabela de preço para espionar autoridades; veja

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Graci Miranda  28.05.25 15h59
POLÍCIA FEDERAL-PF, nosso orgulho e nossa FORÇA. Sociedade agradece
10
7