Cuiabá, Domingo, 20 de Julho de 2025
OPERAÇÃO ZIRCÔNIA
27.05.2021 | 08h04 Tamanho do texto A- A+

Gaeco apreende carros e desarticula grupo que falsifica diplomas

Organização criminosa fazia emissão de diplomas sem a autorização do Ministério da Educação

MidiaNews

Gaeco desarticula organização especializada em fraudes no ensino superior

Gaeco desarticula organização especializada em fraudes no ensino superior

DA REDAÇÃO

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Zircônia, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes no ensino superior em Cuiabá e outras cidades.

 

Ao todo são 50 ordens judiciais, com mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas, suspensão de atividades e aplicação de medidas cautelares diversas à prisão, como uso de tornozeleiras.

De acordo com o MPE, são 19 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande e um no estado de Minas Gerais.

 

Também ocorrerá sequestro judicial de oito veículos dos investigados e bloqueio de contas bancárias no montante de R$ 910 mil. A operação cumpre ainda notificação judicial de medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas de monitoração eletrônica (tornozeleira eletrônica).

 

A organização criminosa fazia cursos e emissão de diplomas, históricos escolares e certificados de conclusão de cursos de ensino superior sem a devida autorização do Ministério da Educação (MEC). Existem indícios da utilização fraudulenta do nome de outras instituições de ensino superior na emissão de diplomas e históricos escolares falsos.

A “Zircônia” é uma pedra muito parecida com o diamante. A diferença entre as duas é difícil de ser identificada por pessoas que não são especialistas no assunto, a exemplo das instituições investigadas na operação.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Wylian Diander nogueira de oliveira  28.07.21 20h32
Fiz esse curso em 2017 estou até hj esperando meu certificado eles estavam no enrolando toda vez era uma Disculpa é fora os meus amigos tbem foram levados por esses mentiroso s quere justiça meu dinheiro ou meu certificado...
1
0