Cuiabá, Quinta-Feira, 3 de Julho de 2025
CRIME ELEITORAL
04.11.2022 | 08h21 Tamanho do texto A- A+

Operação da PF cumpre mandado na casa do prefeito Zé do Pátio

Investigação começou no primeiro turno com a prisão de um cabo eleitoral com dinheiro e santinhos

Primeira Hora

A primeira-dama Dona Neuma e o prefeito Zé do Pátio

A primeira-dama Dona Neuma e o prefeito Zé do Pátio

GUSTAVO CASTRO
DA REDAÇÃO

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (04) operação para apurar a prática de crime eleitoral supostamente praticado na campanha de 2022. Um dos alvos de busca e aprensão é a casa do prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB).

 

Conforme a PF, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão contra seis investigados em Rondonópolis e Cuiabá.

 

Na Capital, foram quatro ordens de buscas em casas de líderes de bairros. 

 

A investigação teve início após a prisão em flagrante de um dos suspeitos, que se dizia assessor e intermediário político de dois candidatos, sendo a candidata a deputada federal Dona Neuma (PSB), mulher de Zé do Pátio, e o outro candidato a deputado estadual. 

 

No momento da prisão foram apreendidos em poder do investigado R$ 11,3 mil, material de campanha dos dois candidatos, lista de eleitores supostamente cooptados, dentre outros elementos probatórios. 

 

No decorrer das investigações, a Polícia Federal constatou que o preso era intermediário dos candidatos e oferecia dinheiro pelo apoio político lideranças partidárias nos bairros. Ainda apurou  que  era responsável de pagar pelo voto dos eleitores que eram cooptados.

 

Nos pleitos eleitorais deste ano, a candidata Dona Neuma recebeu 44.931 votos ou 2,60%.

 

Outro lado

 

Procurada, a assessoria de imprensa da ex-candidata a deputada federal Dona Neuma (PSB) informou que a primeira-dama se mostrou surpresa com o fato e que estranha não ter sido convocada a prestar esclarecimentos a justiça antes. 

 

"NOTA

 

Diante da operação da Justiça Eleitoral em sua casa na manhã desta sexta-feira (04) a assessoria da então candidata Neuma de Moraes, esclarece:

 

Trata-se de uma investigação sobre o processo eleitoral, do primeiro turno das eleições proporcionais de 2022, relacionada a apreensão de material de campanha da então candidata.

 

Esclarecida a situação, Neuma apenas estranha não ter sido convocada a prestar esclarecimentos a justiça antes, e se mostrou surpresa com o fato. A então candidata se mantêm serena e no aguardo, se for o caso, de responder aos questionamentos da Justiça Eleitoral".

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Lopes  04.11.22 10h18
Coitado do povo !! Faça o L…
59
11
Igor Rovaris  04.11.22 08h25
Povo de Rondonópolis tem o prefeito que merece.
99
10