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21.05.2025 | 14h12 Tamanho do texto A- A+

Abilio notifica Locar e dá 30 dias para empresa melhorar coleta

Prefeito de Cuiabá afirmou que, se serviço não melhorar, vai romper contrato com a empresa

Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini, que se reuniu com representantes da empresa

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini, que se reuniu com representantes da empresa

DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) notificou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (21), os representantes da empresa Locar, responsável pela coleta de lixo na capital, dando um prazo de 30 dias para que regularize os serviços prestados à população.

 

A notificação foi feita durante reunião na sede da Prefeitura e está embasada em inúmeras reclamações de moradores, além de dados georreferenciados que apontam falhas graves na cobertura da coleta.

 

Foram apresentados mapas que mostram a ausência total de coleta em diversos bairros da capital.

 

“Tivemos uma reunião agora com a empresa Locar. Ela foi notificada e através de uma reunião produtiva apresentamos os mapas de observação, apresentamos as fotos, as reclamações da população e cobramos uma solução disso. O contrato é um contrato recente, foi feito em novembro do ano passado, então não é um contrato fácil de romper. Mas a empresa se comprometeu. Se em 30 dias ela não melhorar o serviço, agora oficialmente, documentalmente, a gente vai iniciar um processo de rompimento bilateral do contrato.”, afirmou o prefeito.

 

O secretário da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felippe Wellaton, reforçou a gravidade da situação.

 

“Há áreas inteiras da cidade sem coleta há dias. A georreferenciação não deixa dúvidas sobre os pontos críticos. A cobrança é técnica, baseada em evidências concretas”.

 

O prefeito também fez um apelo para que a população continue registrando reclamações, uma vez que elas servirão de base para a fiscalização do cumprimento do prazo.

 

“É importante que você continue cobrando. A empresa foi oficialmente notificada e, se não cumprir, vamos romper o contrato dentro da legalidade”, garantiu.

 

O compromisso foi formalizado por meio de um ofício assinado nesta quarta-feira. No documento, a empresa Locar reconhece os problemas na prestação do serviço e se compromete a adotar todas as providências necessárias para restabelecer a eficiência da coleta.

 

O não cumprimento do termo no prazo estipulado poderá resultar na abertura de processo para rescisão do contrato, conforme prevê a cláusula 19 do Contrato nº 448/2024, firmado com a Limpurb.

 

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Joana castilho   22.05.25 09h27
No meu bairro tem lixo pra todos os lados bairro São Sebastião Cuiabá
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